Pesquisas têm indicado que o consumo de certos alimentos pode induzir a distúrbios relacionados à tireoide, como a soja. Em contrapartida, a ingestão de pratos saudáveis pode não só auxiliar no tratamento das disfunções relacionadas à glândula como também evitar que esses males acometam a saúde. “Entre as principais causas de problemas do funcionamento dessa glândula está uma dieta desregulada, carente no consumo de iodo, selênio e zinco. O iodo é a matéria-prima na formação do hormônio da tireoide e controla a conversão do hormônio inativo em ativo, juntamente com esses minerais”, explica a nutróloga Paula Cabral.
A salada a seguir, por conter camarão (rico em iodo) é uma ótima opção para acelerar o funcionamento da tireoide. Confira e bom apetite!
Saiba mais sobre a tireoide!
Glúten pode prejudicar o funcionamento da glândula
Qual é a importância do autoexame? Saiba o que ele pode detetar
Descubra quando é necessário operar a glândula
Salada de abacate e camarão
Ingredientes:
*1/2 maçã verde
*1/2 xícara (chá) de radicchio picado
*2 colheres (sopa) de cebola roxa picada
*8 camarões grandes cozidos
*6 ovos de codorna cozidos
*1 abacate médio maduro
*1 colher (sopa) de suco puro de limão
*Sal e pimenta-do-reino a gosto
*Alface a gosto
Molho holandês:
*1 gema de ovo
*1 colher (sopa) de suco puro de limão
*1/2 colher (chá) de sal
*50g de manteiga sem sal
Modo de preparo
Pique a maçã e misture com o radicchio e a cebola. Parta 2 camarões em pedaços pequenos e junte à mistura anterior, assim como os ovos de codorna cortados ao meio e o abacate picado já misturado com o limão para não oxidar. Tempere com sal e pimenta. Mexa com cuidado. Para o molho, em um processador, bate a gema com o limão e o sal até emulsionar. Derreta a manteiga até ferver, mas cuidado para não deixar queimar. É necessário que a temperatura seja elevada para espessar o molho e cozer a gema. Junte ao preparado anterior e bata de novo. Esse molho deve ser mantido na geladeira até o momento de usar. No prato de servir, faça uma cama de alface e espalhe a mistura de abacate e maçã. Coloque uma colherada de molho no topo e espalhe 3 camarões sobre cada um. Distribua a mistura restante em volta do abacate, adicione molho a gosto e sirva em seguida.
Consultoria Paula Cabral, nutróloga