O colesterol, na verdade, é um álcool que se comporta como uma gordura, sendo insolúvel em água e no sangue. Exatamente por isso, para passar pelo sistema circulatório, ele precisa de veículos, chamados lipoproteínas: o HDL e o LDL.
O primeiro, é conhecido como o bom colesterol e o segundo, como o ruim. No entanto, eles desempenham diversas funções no organismo e só são prejudiciais quando em excesso. Para evitar que isso aconteça, uma boa opção é apostar em saladas saborosas e nutritivas. “Para a prevenção, deve ser priorizado o consumo de alimentos ricos em fibras, pois elas ajudam a diminuir o colesterol, além de melhorar a função intestinal”, exemplifica a nutricionista Patricia Davidson.
SAIBA MAIS:
Enriqueça sua salada com os minilegumes
3 molhos sem lactose para você usar na sua salada
Temperos: escolha a melhor opção para sua salada
Salada de brócolis com couve-flor
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
*1 maço de brócolis ninja
*1 maço de couve-flor
*1 cenoura em cubos
*200g de vagem picada
*1 lata de ervilha escorrida
*1 lata de milho escorrida
*2 tomates sem sementes picados
*1 lata de atum sólido light escorrido
*1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
*Sal a gosto
*Azeite a gosto para regar
Modo de preparo
Cozinhe o brócolis, a couve-flor, a cenoura e a vagem no vapor por 5 minutos ou até ficarem al dente. Retire e deixe esfriar. Em uma tigela, misture os legumes cozidos, a ervilha, o milho, o tomate, o atum, o cheiro-verde e sal. Transfira para uma saladeira, regue com azeite a gosto e sirva em seguida.
Texto Juliana Mesquita/Colaboradora
Consultoria Patricia Davidson, nutricionista