Connect with us

O que você está procurando?

Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que estresse afeta mais de 170 genes e cicatrização demora 40% a mais; surgimento do Alzheimer seria acelerado.
- FOTO: PureStockX/DIOMEDIA

Estresse pode afetar tempo de cicatrização de feridas

Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que estresse afeta mais de 170 genes e cicatrização demora 40% a mais; surgimento do Alzheimer seria acelerado.

O que o estresse descontrolado faz no organismo não é brincadeira e, por isso, além de evitar situações estressantes, os sinais de que o sentimento está dominando não devem ser negligenciados.

Nos últimos anos, cientistas de várias partes do mundo têm voltado suas pesquisas para o efeito do estresse no corpo. Suas descobertas são surpreendentes pois envolvem reações até então inimagináveis, como o processo de cicatrização.

Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, apontaram em um estudo que mais de 170 genes são afetados pelo estresse, sendo que 100 deles são completamente desligados, incluindo aqueles que produzem proteínas associadas diretamente à cicatrização de feridas no corpo. Os pesquisadores concluíram que as feridas demoravam em média 40% a mais para cicatrizar em pacientes estressados. Isso ocorreria devido ao desequilíbrio que o estresse provoca no organismo.

Estresse pode afetar tempo de cicatrização de feridas

FOTO: PureStockX/DIOMEDIA

Já estudiosos da Universidade do Sul da Flórida, também nos Estados Unidos, apontam que a interação entre proteínas relacionadas a casos de estresse e outros transtornos psiquiátricos, favorece a aceleração do Alzheimer.

Hora de pedir ajuda

Como o estresse é algo natural ao corpo, quando se sente sintomas ligados a ele, fique alerta: isso significa que seu nível já se excedeu.

Os primeiros sinais de que algo não vai bem são manifestações esporádicas, como dificuldade para dormir e dor de cabeça. Em um segundo momento, tais sinais se tornam sintomas regulares. “Não fazendo uma intervenção de forma eficiente, esses sintomas podem se transformar na doença. É quando a gente ouve a pessoa dizer que não lembra qual foi a última vez que não teve dor de cabeça ou que dormiu bem”, ressalta Ana Maria.

 

Veja mais:

Sabia que o estrese pode ter seu lado bom?

Ajudar outras pessoas pode diminuir o impacto do estresse

Estresse: conheça três livros sobre o tema

 

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association (ISMA-BR), copresidente da divisão de saúde ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA) e diretora da clínica de Stress e Biofeedback (www.anamrossi.com.br); Wallace Liima, professor de pós-graduação em saúde quântica, escritor e terapeuta quântico.

Advertisement

Estilo de vida

A alimentação rica em carboidrato é ideal para atletas que fazem exercícios que exigem demais do corpo, como corrida de longa distância.

Estilo de vida

Existem alimentos que funcionam bem melhor unidos do que sozinhos. O limão, o alho e o mel são um bom exemplo, pois podem fortalecer em cheio a saúde!

Estilo de vida

Aumento no nível de alguns neurotransmissores e diminuição de outros, sinapses enfraquecidas e memórias falhas: o estresse afeta o cérebro de várias formas

Estilo de vida

Saiba definitivamente como o cérebro infantil se forma e ainda como esse órgão se desenvolve até atingir sua plena maturidade

Estilo de vida

As redes sociais tomaram conta do nosso dia a dia. Só é preciso ficar atento para não prejudicar sua capacidade de concentração pelo "excesso de Internet"

Estilo de vida

É fato que as tecnologias vêm com o intuito de facilitar nossa rotina. Mas e quando se trata de concentração, elas ajudam ou atrapalham?

Estilo de vida

Diversos fatores interferem na concentração das crianças. Entenda o que fazer para aumentar de uma vez por todas o foco infantil

Estilo de vida

Os transtornos alimentares atingem na maioria pessoas mais jovens, mas os adultos também estão sujeitos aos problemas. Conheça os principais tipos.