“Plantas medicinais são todas aquelas, silvestres ou cultivadas, utilizadas como recurso para prevenir, aliviar, curar ou modificar um processo fisiológico normal ou patológico”. Esse é um resumo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema. Isso quer dizer que toda a população mundial pode se beneficiar com o uso de algumas plantas medicinais na manutenção da saúde e no controle de doenças. Pensando nisso, conheça 5 plantas medicinais poderosas!
1. Aloe Vera
Conhecida também como babosa, ela é uma planta bastante usada no tratamento de queimaduras leves, inflamações na pele e picadas de inseto devido aos seus componentes aloína, aloeferonaloetina e barbalodina, que estimulam a síntese de colágeno e a regeneração da pele. Muito útil na recuperação de cortes e feridas, acne, coceiras e manchas, além de conter ação antibactericida, antifúngica e antivirais.
2. Bardana
As folhas e as raízes da planta ajudam a eliminar impurezas do organismo por causa da sua ação diurética. Ela também previne distúrbios digestivos como prisão de ventre e problemas de pele. Contém lignana, substância que alivia sintomas da menopausa. Devido ao seu efeito antibiótico natural, é anti-inflamatória e cicatrizante.
3. Cavalinha
Fonte de nutrientes como potássio e vitamina C, a cavalinha é eficaz na desintoxicação do organismo e na eliminação do excesso de ácido úrico. Em compressas, o chá é utilizado para amenizar olheiras, inchaços nos olhos e combater conjuntivites e acnes, pois a erva possui ação anti-inflamatória. Sabe aquela ferida que demora a cicatrizar? A cavalinha é uma ótima aliada. Além de tudo, ela regula o excesso da menstruação. Por conta do poderoso efeito diurético, a planta contribui para reduzir o aparecimento de celulite e reduz os inchaços.
4. Sálvia
A planta auxilia na saúde bucal, pois minimiza problemas como inflamações da gengiva e de garganta. O chá de suas folhas favorece a digestão, auxilia a absorção de nutrientes no intestino e tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas do organismo, prevenindo artrite e gota. Possui ainda propriedades estrogênicas que equilibram os hormônios femininos. Mas, atenção: há várias espécies de sálvia, e a que deve ser usada com fins medicinais é a Salvia officinalis. Uma outra espécie da planta, a Salvia divinorum, comum no Brasil, tem efeito alucinógeno e não é indicada para o consumo em chás.
5. Agave
A erva de origem mexicana, ao ser ingerida, se transforma em glicose lentamente e evita o acúmulo de gordura corporal. Por isso, é uma boa opção para quem quer perder uns quilinhos. Também é utilizada em tratamentos digestivos para amenizar problemas cardíacos como a hipertensão, devido à ação vasodilatadora e diurética. Além disso, o xarope da planta é uma alternativa para se render ao doce de forma saudável: possui menos calorias que o açúcar refinado e tem capacidade adoçante 3 vezes maior. Por conter baixo índice glicêmico, pode ser consumido por diabéticos.
Texto: Redação Alto Astral
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)
LEIA MAIS:
- Conheça o poder de 4 ervas que aliviam a tensão do dia a dia
- Como cultivar ervas medicinais em casa? Aprenda!
- Chá 7 ervas: aposte nesse mix para perder peso