Cada tipo de peixe pode trazer um benefício diferente para seu organismo. Veja alguns exemplos, entenda suas propriedades e escolha a melhor opção para você!
1. Salmão
Exemplo de alimento rico nutricionalmente, um dos grandes benefícios deste peixe é a sua ação antienvelhecimento, já que contém vitamina A, responsável por manter a saúde da pele em ordem.
2. Cavala
É um dos peixes mais completos nutricionalmente, contendo, inclusive, vitaminas do complexo B (que auxiliam no ganho de
energia) e componentes que promovem ações antioxidantes e anti-inflamatórias no organismo, como a coenzima Q10.
3. Atum
Saboroso, também é facilmente encontrado na versão enlatada, enriquecendo saladas, tortas e outras receitas. Dentre seus muitos benefícios, destaca-se a presença do selênio, um mineral com poderosa ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce.
4. Sardinha
Sua ação protetora para o coração é potencializada por conta da presença da vitamina B12, que atua no bom funcionamento do metabolismo. O bom de consumir a sardinha é a sua praticidade, por ser encontrada na forma enlatada. Porém, aconselha-se descartar o óleo antes do consumo.
5. Arenque
Além de uma poderosa fonte de ômega 3, esta espécie também contém altas quantidades de vitamina D, responsável pela absorção do cálcio no corpo, agindo em prol dos ossos e dentes e prevenindo a osteoporose.
Leita também:
Muitas opções!
“Os peixes gordos compreendem sardinha, salmão, arenque, cavala, truta, atum, tainha, anchova e cherne. Mas todos os peixes são bem-vindos, gordos ou magros, de água doce ou salgada: robalo, garoupa, cação, dourado, linguado, bacalhau, hadoque, pescada, corvina, surubim, namorado e merluza”, informa a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.