As atividades físicas feitas na água oferecem, além da perda de peso, menos impacto nas articulações, melhorias no condicionamento cardiorrespiratório, mais força, flexibilidade e resistência muscular. É o que garante a consultora em exercícios aquáticos e personal trainer Roxana Brasil. “Outro aspecto importante de se ‘malhar’ na água é a percepção de menor esforço, isto é, a intensidade do exercício é tão alta quanto se fosse realizado em terra, entretanto, o indivíduo sente que está se esforçando menos”, afirma. Confira algumas opções!
Hidroginástica
Essa atividade é feita com a água um pouco acima da cintura e com os pés no fundo da piscina, utilizando ou não equipamentos específicos.
Lutas na água
São utilizados padrões de movimento (pontapés, saltos, bloqueios e katais) adaptados para dentro da água, criando assim uma atividade intensa, já que o meio aquático promove uma resistência extra.
Aulas holísticas
As novidades são Watsu (Shiatsu na água), Aqua Yoga e Water Pilates. Há também os equipamentos voltados para as aulas funcionais na água, tais como o Band Ball, uma mistura do elástico e bolas flutuantes, que trabalha diretamente com a postura do praticante, promovendo controle e consciência corporal.
Leia também:
- 8 fatos sobre o corpo embaixo d’água
- Natação e hidroginástica ajudam a dormir melhor. Confira!
- Treinamento funcional: rápido e prático para quem quer perder peso
Ciclismo aquático
Simula manobras de ciclismo indoor na piscina, utilizando bikes e sapatilhas.
Aqua jump
Essa modalidade utiliza uma minicama elástica adaptada para a piscina, confeccionada com material não corrosivo e de alta resistência.
Consultoria Roxana Brasil, consultora em exercícios aquáticos e personal trainer