A farinha que vem da mandioca já é conhecida por substituir com primazia o pão branco da dieta. “A tapioca pode ser consumida no café da manhã ou no lanche da tarde e é excelente para quem faz exercícios físicos ou quer emagrecer”, explica a nutricionista funcional, Christiane Bergamasco. Por não conter glúten, uma proteína de difícil digestão, ela é mais leve, e também fornece energia para as atividades diárias.
E, para enriquecê-la, o ovo também pode entrar na receita, versão conhecida como crepioca. Com esse ingrediente, a refeição ganha os benefícios da clara – importante para recuperação muscular após exercícios físicos – e não acaba aí: “ela ainda possui vitaminas do complexo B, potássio e ferro, além de aumentar a saciedade, melhorar a disposição e a concentração e ser excelente para a pele”, acrescenta a nutricionista Elizabete Presa. Aproveite das preparações a seguir e inclua essa versão no dia a dia!
Crepioca light
Ingredientes:
- 4 claras
- 2 gemas
- 6 colheres (sopa) de goma de tapioca
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- 1 pitada de sal
Recheio:
- 250g de queijo cottage esfarelado
- 100g de tomate-cereja picado
- 2 xícaras (chá) de brócolis cozido e picado
- 1 colher (café) de alho desidratado frito
- 2 colheres (sopa) de azeite
Modo de preparo
Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes do recheio e reserve. Em outra tigela, bata as claras e as gemas até ficar aerado, junte a tapioca, o cheiro-verde e o sal e misture bem. Despeje metade da mistura em uma frigideira antiaderente e leve ao fogo baixo e deixe firmar. Vire e deixe firmar do outro lado. Espalhe metade do recheio sobre a massa e dobre ao meio. Repita o procedimento fazendo mais 1 crepioca. Sirva.
Crepioca para viagem
Ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de semente de gergelim
- Sal a gosto
Recheio:
- 200g de peito de peru picado
- 200g de queijo mussarela
- 2 cenouras raladas
- 2 pepinos japonês ralados
- 1 tomatepicado sem sementes
Modo de preparo
Em uma tigela, misture a tapioca, o ovo, o gergelim e sal. Despeje em uma frigideira antiaderente e frite como panqueca, dourando dos dois lados. Retire e coloque o recheio misturado no centro da crepioca. Enrole e corte ao meio. Pegue um filme plástico e embale cada metade, fechando as pontas como uma bala. Sirva.
Consumo ideal
“Eu aconselho consumir a crepioca uma vez por dia, quando não se tem acompanhamento nutricional, para não ultrapassar as necessidades diárias. Porém, dependendo do paciente e levando em consideração seu metabolismo e a quantidade de atividade física diária e seus objetivos, isso pode mudar”, explica Elizabete.
Saiba mais:
Dicas da Bela Gil para tapiocas e panquecas
Mitos e verdades da alimentação saudável
Conheça o caminho para alimentação saudável
Consultoria Elizabete Presa, nutricionista; Christiane Bergamasco, nutricionista funcional com especialização em nutrição hospitalar e fisiologia do exercício