Cheio de propriedades medicinais, o louro pode ser consumido tanto em forma de chá quanto em temperos, dando aquele toque especial na sua receita. O melhor de tudo é que, dentro dessa pequenina folha, encontram-se vantagens preciosas para a saúde.
Na forma de chá, por exemplo, o louro melhora a circulação sanguínea, previne o entupimento das artérias, regula o fluxo menstrual, alivia o cansaço físico e mental, facilita a digestão e combate sintomas de gripes e resfriados. Mas não é só isso! Usando o tempero em saladas, molho e outras receitas, você ganha uma dose extra de vitaminas (como A, B, C e D), além de propriedades antioxidantes e anticancerígenas!
“O chá de louro pode ser tomado após as refeições, com cuidado por quem tem gastrite ou úlcera. Gestantes devem evitar o consumo da erva”, José Bassit, especialista em plantas medicinais e fitoterapeuta
Molho de abóbora com louro
Ingredientes:
*1 xícara (200ml) de vinagre
*2 xícaras (200ml) de água
*6 folhas de louro trituradas
*6 dentes de alho
*1 cebola
*Sal a gosto
*3 pimentas malaguetas
*3 pedaços de abóbora madura, cozida e fria
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e use acompanhando churrasco e saladas.Conserve na geladeira.
Culinarista: Mirian Soro/Colaboradora
Sabia que o louro conta com uma substância chamada parthenolide? Ela trata-se de um composto anti-inflamatório, cujo óleo pode ser utilizado para dar alívio nas dores e no inchaço causados pela doença.
Consultoria José Bassit, especialista em plantas medicinais e fitoterapeuta
LEIA TAMBÉM
- 6 motivos para incluir a folha na sua alimentação
- Veja como cultivar temperos em casa
- Alho emagrece. Descubra o porquê!