Connect with us

O que você está procurando?

A meditação vem ganhando cada vez mais credibilidade em questões como combate ao estresse e melhora na concentração, mas você sabe como ela age no cérebro?
- FOTO: Shutterstock Images

Meditação: saiba como a prática age no cérebro

A meditação vem ganhando cada vez mais credibilidade em questões como combate ao estresse e melhora na concentração, mas você sabe como ela age no cérebro?

A meditação pode ser explicada como um estado alterado da consciência, em que a mente funciona em um ritmo diferente, focada essencialmente no presente e acompanhada de um profundo sentimento contemplativo. “A meditação aumenta a densidade das fibras nervosas e o número de conexões cerebrais de sinalizações. Essas modificações ocorrem na região do córtex cerebral e ajudam a regular o comportamento”, destaca a psicanalista Cristiane Martin.

Outra alteração significativa na atividade cerebral de quem medita são as vibrações. Em atividade normal, o cérebro funciona em ondas beta, que vibram cerca de 13 ciclos por segundo. Durante as sessões de meditação, esse padrão alterna-se para ondas theta, que vibram a apenas quatro ciclos por segundo.

mulher-meditação-paisagem-campo-sol-grama

FOTO: Shutterstock Images

O ritmo mais lento é capaz de gerar uma sensação parecida com a tranquilidade apresentada nos segundos que antecedem ao sono. “Meditar é concentrar nossa atenção em uma única coisa. A mente agitada que nós temos, geralmente, não consegue se fixar no aqui e no agora. Quando se medita, tenta-se mudar a mente agitada, trazendo-a para o presente. Então, a meditação tem poder sobre a mente. Ela pode aquietá-la”, explica o neurocirurgião Koshiro Nishikuni.

Já uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, em parceria com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets, também dos Estados Unidos, identificou modificações consideráveis na estrutura do cérebro de quem medita.

Ao se comparar as ressonâncias magnéticas de 16 indivíduos entre 25 e 55 anos divididos em um grupo que praticou a meditação e outro que não fez as aulas, observou-se um aumento na concentração de massa cinzenta na região do hipocampo esquerdo, no córtex cingular posterior, na junção temporo-pariental e no cerebelo naqueles que haviam meditado.

De acordo com os cientistas, as alterações podem significar uma melhora no aprendizado e na memória, assim como na regulação das emoções e do estresse, principalmente pela reação no hipocampo, onde há uma maior concentração de neurônios. Um ponto importante da pesquisa é que as mudanças foram percebidas com apenas oito semanas de meditação.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Cristiane M. Maluf Martin, psicanalista; Koshiro Nishikuni, neurocirurgião do Hospital Santa Cruz, em São Paulo (SP).

Advertisement

Estilo de vida

Livros de colorir também são temáticos! Confira 5 arteterapias de Natal e, cada vez que se sentir inspirada pela data, pinte um dos desenhos e desestresse.

Estilo de vida

A relação de afeto entre mãe e filho, tem o poder de curar. Por exemplo, um beijo de mãe, pode trazer alívio para uma dor. Confira mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Apesar de ser amplamente discutido, o estresse ainda levanta inúmeras dúvidas. Conheça os principais mitos que cercam o estresse.

Estilo de vida

O açaí é bastante consumido no Brasil, sendo que suas propriedades são responsáveis por proporcionar benefícios à saúde. Confira 4 respostas sobre a fruta.

Estilo de vida

Produção excessiva do hormônio cortisol, provocada pelo estresse contínuo, contribui para a elevação da pressão arterial e, consequentemente, infarto

Estilo de vida

As fraturas podem prejudicar os ossos do corpo. Pensando nisso, cientistas descobriram uma forma de consertar lesões com ossos sintéticos, impressos em 3D.

Estilo de vida

As espinhas são o terror de muitas pessoas, principalmente adolescentes. Mas, uma pesquisa indica que elas podem significar um envelhecimento mais lento.

Estilo de vida

A prática de yoga é benéfica para todo o organismo: músculos são fortalecidos, o emagrecimento é favorecido, a mente consegue descansar e você relaxa!