Com a crise e o desemprego, a necessidade de se reinventar aumenta cada vez mais. Como saída para enfrentar os problemas financeiros muitas pessoas decidem trabalhar em casa, desenvolvendo atividades que exijam pouco investimento inicial e que sejam lucrativas. Se você também sente essa vontade de trabalhar sem sair de casa ou deseja apenas incrementar sua renda, confira algumas ideias de negócios simples e lucrativos:
Vender doces/salgados
Esse tipo de atividade vem se tornando cada vez mais popular por sua facilidade. Bolos de pote, docinhos e salgadinhos para festas são apenas algumas das possibilidades que podem ser trabalhadas. No caso de alimentos, a higiene e a apresentação são de extrema importância e apesar do antigo marketing “boca a boca” ainda ser um ótimo aliado, investir nas redes sociais para divulgar o seu negócio é imprescindível.
Artesanato
Se você possui habilidade com trabalhos manuais, essa pode ser a saída. Bordados, crochês, pinturas, objetos de decoração e vários outros tipos de artesanatos podem ser feitos com materiais simples e ser muito lucrativos devido o trabalho manual envolvido. Para facilitar, você pode montar sua própria lojinha online e vender seus produtos também sem sair de casa!
Comida congelada
Assim como a venda de doces e salgados já prontos, a venda de comidas congeladas exige muito cuidado e higiene na preparação. Com o dia a dia cada vez mais corrido, a procura por alimentos práticos e rápidos aumenta e é aí que você entra! Pode ser com refeições completas congeladas ou apenas com lanches rápidos.
Blog
Se você gosta de escrever e compartilhar experiências e conhecimento, ter um blog ou um canal no YouTube podem ser um ótimo jeito de ganhar uma renda extra. Inicialmente, o que pode ser considerado um hobby pode se tornar o seu trabalho! Quanto mais conhecido e mais leitores/inscritos o seu blog ou canal tiver, maiores são as chances de algumas empresa se interessar em usar sua plataforma para anúncios. Além disso, as propagandas do próprio Google Adsense já podem render uma graninha. O trabalho é árduo e não acontece de uma hora para outra, mas pode dar muito certo!
Designer de bijuterias
Assim como o artesanato, a venda de bijuterias pode ser muito lucrativa e com as redes sociais a divulgação fica muito mais fácil. Invista na internet: monte sua própria lojinha ou use o Instagram e o Facebook para apresentar suas peças. Os produtos podem ser muito valorizados por se tratarem de peças únicas, que só serão encontradas ali.
Produtos aromáticos
Podem ser velas, sabonetes e até lembrancinhas para maternidade! Os produtos aromáticos são mais um exemplo de ideias que podem ser feitos com materiais baratos e simples e que têm uma procura constante. A divulgação nas redes sociais também é importante e pode ajudar muito nesse caso. Só tome cuidado e procure usar materiais de boa qualidade, pois por se tratarem de produtos de uso pessoal, podem causar alergias ou outros problemas do tipo.
Aulas particulares
Se você possui conhecimentos em alguma área específica, é fluente em algum idioma ou sabe tocar algum instrumento, dar aulas particulares é uma ótima opção para incrementar sua renda. Além de ensinar algo que você gosta, afinal sabe tudo sobre o assunto, não é necessário nada além do seu próprio conhecimento! Se for dar aulas em sua própria casa, vale deixar um cômodo separado só para isso, sem a interferência de outras pessoas para que a aula seja tranquila e seu aluno se sinta à vontade.
Produtos de catálogo
Essa é uma maneira conhecida de incrementar a renda, mas que ainda funciona muito bem! É uma ótima opção para pessoas que possuem um trabalho fixo ou outra atividade, pois poderão usar esse espaço e a rede de contatos para vender. Oferecer os produtos pela internet também é uma ótimo opção nesse caso, mas é preciso checar se a empresa de catálogo permite esse tipo de venda.
Cuidador de animais
Esse tipo de atividade é ideal para quem pode passar o dia todo em casa e ama bichinhos. Algumas pessoas se sentem culpadas por deixarem seus animais sozinhos o dia todo e por isso contratam profissionais para ficar com eles. O período pode ser também apenas quando o dono estiver viajando. Nessa atividade você pode cuidar integralmente de vários bichinhos, tomando cuidado para que eles não se estranhem, ou pode apenas se comprometer a passear com os animais uma vez ao dia.