Os mitos e as verdades sobre HIV são muitos. Uma grande dúvida até hoje é se ter o vírus é a mesma coisa do que ter aids. Você sabe a diferença?
HIV é a sigla em inglês da expressão vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessas células que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, o vírus rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Contudo, há muitos soropositivos (pessoas contaminadas pelo vírus) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas que podem transmitir o vírus a outras pessoas. Então, tire suas dúvidas e se informe sobre as formas de contágio!
Saiba mais
O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
Texto: Redação Alto Astral
LEIA TAMBÉM:
- Anvisa registra primeiro teste de farmácia para diagnóstico de HIV
- Você conhece a lenda das agulhas infectadas com HIV?
- Sexo seguro no Carnaval: aproveite a folia sem arrependimentos