Connect with us

O que você está procurando?

Quem sofre de hipocondrismo (preocupação exagerada com a saúde) pode sofrer de várias doenças exatamente por causa desse medo de ficar doente. Entenda!
- Foto iStock.com/getty images

Hipocondria: quando a preocupação vira uma doença!

Quem sofre de hipocondrismo (preocupação exagerada com a saúde) pode sofrer de várias doenças exatamente por causa desse medo de ficar doente. Entenda!

Se preocupar demais com a saúde (hipocondria) pode acabar sendo algo ruim, segundo estudo publicado na revista científica BMJ open. Pessoas, excessivamente preocupadas com a saúde tendem a desenvolver doenças cardíacas. A “ansiedade de saúde” ou hipocondria é um mal que afeta cerca de 1% a 2% da população. Para saber se a saúde dessas pessoas é melhor ou pior do que o restante da população, pesquisadores da Noruega analisaram dados de saúde de 7.052 pessoas participantes de um grande estudo realizado pela Universidade de Bergen.

 

Médico, medindo pressão de paciente

Se preocupar demais pode significar desenvolver doenças Foto iStock.com/getty images

 

Além dos dados já existentes, coletados ao longo de 13 anos, os pesquisadores analisaram a saúde e os níveis de ansiedade dos participantes em relação à sua saúde. Os resultados mostraram que 3,3% dos participantes tiveram um ataque cardíaco. Embora seja pouco, os autores concluíram que o número de pessoas com ansiedade de saúde neste grupo era o dobro daquelas sem o problema. Aqueles com altos níveis de hipocondria corriam um risco 70% maior de desenvolver doença cardíaca.

 

pessoa no psicólogo

A pesquisa não conseguiu estabelecer uma causa do problema com doenças no coração Foto Istock.com/Getty images

Como a pesquisa foi apenas observacional e não avaliou a causalidade, não é possível dizer por que a ansiedade de saúde está associada a um risco maior de doença cardíaca. As hipóteses são: os hipocondríacos podem sentir alguns dos primeiros sintomas que eventualmente irão se transformar em uma doença ou o excesso de preocupação poderia desencadear problemas cardíacos.“O stress nos faz secretar cortisol, hormônio que no curto prazo nos energiza, mas a longo prazo e em altas doses, pode ter efeito corrosivo em vários órgãos e aumentar, por exemplo, a aterosclerose, que é um fator de risco para doença cardíaca”, explicou Ian Robertson, autor do livro The Stress Test (O Teste do Stress). 
Leia também: 
Advertisement

Estilo de vida

Conhece a homeopatia e a alopatia? Entenda as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um dos métodos terapêuticos para cuidar da saúde

Estilo de vida

A dor no joelho pode ser causada por inúmeros fatores e atingir qualquer idade. Saber como tratá-la é essencial para a qualidade de vida.

Estilo de vida

Os adoçantes artificiais são uma boa opção quando o açúcar não pode fazer mais parte da alimentação. Saiba quais são os principais tipos do mercado!

Estilo de vida

Os problemas surgidos na linguagem podem ter diversas origens. Quando neurológica, as afasias podem surgir como consequências de algum dano cerebral.

Estilo de vida

O estresse é um vilão ou mocinho? Acredite, sentir-se estressado é uma reação natural do organismo humano. Mas cuidado para ele não dominar você!

Estilo de vida

A farinha sem glúten faz parte principalmente da vidas dos celíacos (pessoas que não tem pode consumir glúten). Confira algumas dúvidas acerca do assunto!

Estilo de vida

Você sabia que a maneira de cozinhar determinado ingrediente pode afetar seus nutrientes? Veja como preparar alimentos de uma forma saudável!

Estilo de vida

Exercícios físicos e diabetes: aposte nas atividades para ganhar mais saúde. Mas lembre-se: tenha orientação médica sempre!