Os hábitos de cuidar da casa, dos filhos, da carreira, do relacionamento, da aparência e ainda fazer tudo com bom humor não é tarefa fácil né? Muitas vezes, o resultado dessa vida corrida reflete no seu bem-estar: estresse e ansiedade são sintomas comuns na mulher moderna. Quando a mente cansa, o corpo sente e o alerta é dado por doenças, principalmente as do coração. Quer mudar seus hábitos? Especialistas mostram como melhorar sua alimentação e incorporar os exercícios à sua rotina para ter mais qualidade de vida.
Vilões da alimentação
O consumo de comidas gordurosas e industrializadas aumentou os índices de obesidade no Brasil, que já é tratada como epidemia pelos profissionais de saúde do mundo todo.
Vícios: tabagismo e alcoolismo acarretam vários problemas, como câncer e doenças cardiovasculares.
Sedentarismo: a falta de atividades, somada à má alimentação, causa diabetes, colesterol alto e até câncer.
Mexa-se!
Torne a prática de esportes, um dos seus hábitos do dia dia, pois o esporte estimula a produção de hormônios que proporcionam bem-estar e evitam a falta de motivação, o estresse e os distúrbios do sono. “A prática favorece a rotina, pois a pessoa assume o compromisso de treinar e organiza melhor seu dia, o que reduz a ansiedade”, destaca a psicóloga Roberta Lobato. Além do físico: “a atividade é importante para a saúde, mas não deve ser encarada como única forma de obter qualidade de vida. O equilíbrio passa pela mente. Não adianta fazer horas de exercício e não ter momentos de foco no trabalho e na família”, lembra Mário Sérgio Andrade Silva, diretor da assessoria esportiva Run & Fun.
Rotina de exercícios
- Esqueça o trabalho e relaxe.
- Não sabote seu desempenho com pensamentos negativos.
- Escolha um esporte que lhe dê prazer. Assim, você fica motivada para continuar.
- Varie os exercícios para não enjoar.
- Não torne a atividade física uma obsessão. Você pode se lesionar caso exagere na dose.
- Tenha comprometimento. A regularidade é a chave para melhorar seus resultados e proteger seu corpo de doenças.
- Melhore sua alimentação e respeite suas noites de sono, atitudes essenciais para prolongar os efeitos benéficos dos exercícios.
Leia também:
- 9 passos para a reeducação alimentar!
- 5 dicas para reeducar o paladar e conquistar mais saúde
- Para aprender melhor: atividade física
Consultoria Mário Sérgio Andrade Silva, diretor técnico da Run&Fun; Roberta Lobato, psicóloga especialista em psicologia do esporte