Todo mundo que tem um cãozinho, já se questionou sobre quanto tempo de vida ele terá. Os donos mais experiente, já sabem o o que esperar do seu amigo quando o assunto é idade. O médico veterinário Marcos Eduardo Fernandes explica que o tamanho do cachorro está diretamente ligado a sua expectativa de vida. “Com relação aos cães, quanto maior o animal, menos ele vive. Por exemplo, um pinscher chega a viver 17, 18 anos com facilidade, já um dog alemão vive cerca de 10 anos”, explica.
É muito importante que o proprietário tenha esse parâmetro para que não exija demais do seu cão. “A partir daí que ele passará a entender melhor o comportamento, as doenças e as limitações do seu companheiro. É comum os donos não aceitarem a idade dos seus animais, talvez porque também não aceitem as suas com as devidas limitações”, conta o especialista.
Então, tenha consciência disso para não acabar exigindo de um animal adulto um comportamento infantil ou querer que o pet idoso tenha a mesma vitalidade de um jovem. “Da mesma forma, um animal mais jovem tem mais energia e exige mais atenção. Conhecer esses limites é fundamental para um convívio saudável e um respeito mútuo”, explica Marco.
LEIA TAMBÉM:
- Tratamentos: células-tronco podem ajudar na cura de doenças em pets
- Pets: confira dicas para evitar infecções
- Adestramento de Pets: quando a ajuda profissional é necessária?