O envelhecimento inicia-se desde o dia em que nascemos. A diferença está em como envelhecemos. As seguintes dicas mostram o melhor caminho!
Faça atividade física
“O melhor exercício físico é aquele que dá prazer”, afirma a geriatra Francisca Scoralick. Ele fortalece o sistema imunológico e deve ser feito sob orientação de um profissional.
Bom convívio
Uma boa relação com as pessoas da família e os amigos afasta a depressão, a solidão e o isolamento.
Estimule a mente
Para evitar doenças como o mal de alzheimer, é preciso praticar leituras e jogos que preservam a memória. Eles ajudam a fortalecer a mente.
Alimente-se bem
A longevidade está relacionada a uma dieta rica em vegetais, frutas, peixes, azeite de oliva. “Quanto maior a variedade de cores no prato, melhor”, indica a geriatra.
Durma bem!
Quem dorme mal, no dia seguinte, acorda estressado, tem mais chances de ficar depressivo ou muito ansioso. Evite bebidas alcoólicas e à base de cafeína cerca de oito horas antes de se deitar.
Cuide-se!
Faça “check ups” periódicos. Esses exames ajudam a detectar doenças precocemente, sendo assim mais fáceis de serem tratadas, como o cancro. Outro item importante é manter a vacinação em dia contra a gripe, pneumonia e tétano.
Leia também:
- Memória: 5 exercícios contra o esquecimento
- Idosos com depressão podem desenvolver demência
- 5 alimentos que combatem a insônia