Os fungos são organismos vivos que “se desenvolvem em alimentos, madeira, terra, plantas e animais”, explica o biólogo Vinícius Brito. O gênero Penicillium produz a penicilina, um antibiótico poderoso. “Os Rhizopus, Aspergillus e o próprio Penicillium, causam o bolor em pães, frutas e cereais”, afirma.
Como se formam?
A grande quantidade de matéria orgânica e umidade são condições propícias para germinação dos esporos (células reprodutivas) que estão no ar. Ao caírem nos alimentos, crescem as hifas, que formam o fungo. “Em pouco tempo, esse fungo desenvolve uma estrutura reprodutiva, os esporângios, formando novos fungos”, conta o biólogo. Nos alimentos, eles apresentam manchas brancas, amareladas, verdes ou pretas, que são os esporângios.
Doenças
Os bolores podem produzir toxinas no processo de decomposição dos alimentos e estas causam intoxicação. “Algumas pessoas podem ter alergia ao inalá-los”, diz. Segundo Vinícius Brito, o fungo claviceps purpurea, que infesta o centeio e outros grãos, se ingerido, pode causar ergotismo, uma doença cujos sintomas “são a depressão, confusão mental, redução dos batimentos cardíacos e hipertensão, podendo levar à morte. Um alimento com fungos torna-se impróprio para o consumo, mesmo depois de retirada a mancha do bolor”, avisa Vinícius.
Leia também:
- Despensa impecável: dicas para conservar e organizar bem os alimentos
- 18 truques de limpeza que vão transformar sua faxina
- Como tratar doenças de pele causadas por fungos
Para evitá-los…
Faça o armazenamento adequado dos alimentos, evitando calor, umidade e lugares fechados. Siga as instruções no rótulo e esteja atenta às datas de validade.
Consultoria Vinícius Brito, biólogo