A celulite é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células do organismo, que causam nódulos e ondulações na pele. Mas saiba que, com a adoção de hábitos saudáveis, você previne e combate os indesejados furinhos. Confira!
1 – Hidrate-se
O corpo humano é formado por 70% de água. Por isso, nada melhor do que beber muito líquido durante o dia. A hidratação faz com que os rins trabalhem corretamente, purifica o organismo, ajuda na circulação e na digestão. Consuma, no mínimo, 2 litros por dia. Varie entre água e sucos naturais, mas evite o álcool, que tem alto valor calórico e, a longo prazo, causa danos ao fígado.
2 – Faça exercícios
A prática de exercícios favorece a queima de gorduras e melhora a circulação, ajudando a diminuir e até a evitar a temida “casca de laranja”. Exercite-se, pelo menos, três vezes por semana, intercalando práticas aeróbicas com localizadas.
3 – Diminua o consumo de sal
Presente também em produtos embutidos, ele é o campeão na retenção de líquidos, o que contribui para o avanço da celulite. Reduza o consumo do sódio e glutamato e dê preferência para o sal grosso e os temperos vegetais.
Leia também:
- Retenção de líquido ou excesso de gordura? Saiba identificar
- Drenagem linfática: aprenda o passo a passo para fazer em casa!
- Personal online: vídeos no YouTube para fazer exercícios em casa
4 – Controle o peso
A celulite também atinge mulheres magras, mas, apesar disso, a sua incidência é maior em quem está acima do peso. Fazer seis refeições por dia, em pequenas quantidades, com proteínas, carboidratos integrais, fibras, vitaminas e minerais é a base para manter a saúde da pele. Pular refeições ou fazer dietas alimentares muito restritas aceleram o surgimento das celulites.
5 – Consuma fibras
Opte por uma dieta rica em frutas, verduras e fibras, prefira carnes brancas, como aves e peixes, deixe de lado os açúcares e consuma pouca massa. Os alimentos integrais ajudam a diminuir a absorção das gorduras e contribuem para o bom funcionamento do intestino.