Emagrecer: confira as principais dicas para acelerar o metabolismo de forma saudável
Se você está fazendo mil dietas mas não consegue emagrecer, fique tranquila! Existem muitas maneiras saudáveis para acelerar o metabolismo sem passar fome
Você só consegue emagrecer quando existe um gasto de energia maior do que a quantidade consumida na alimentação diária. Isso acontece por causa do metabolismo, que nada mais é do que um conjunto de reações químicas do corpo, que trabalha criando e decompondo moléculas para produzir a energia usada nas atividades cotidianas e nas funções do organismo.
Mais rápido!
De acordo com especialistas, qualquer pessoa pode aumentar sua taxa metabólica. Basta ter uma dieta regrada, evitar jejum prolongado, alimentar-se a cada 3 horas e praticar atividade física com frequência. Outras atitudes importantes são: comer devagar, mastigar bem os alimentos e reduzir o consumo de gorduras, açúcar e farinhas refinadas. É recomendável também ingerir alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, legumes, frutas e verduras, que levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.
Existem muitas maneiras saudáveis de acelerar o metabolismo sem precisar fazer nenhum sacrifício. Foto: Pixabay
Alimentos termogênicos
Quem acredita que o único jeito de afinar medidas é fechar a boca está enganado. Alguns vegetais possuem a capacidade de diminuir os quilinhos extras quando consumidos na quantidade certa. Esses alimentos “milagrosos” são chamados de termogênicos e possuem ação emagrecedora comprovada pela medicina. “Eles elevam o metabolismo do organismo, aumentando a queima de gordura”, explica a nutricionista Daniela Jobst. O segredo dos alimentos termogênicos está na dificuldade que o organismo encontra para digeri-los. Em linhas gerais, o corpo é obrigado a gastar mais energia para absorvê-los durante a digestão. No processo, a temperatura corporal é elevada e inúmeras calorias são queimadas sem esforço.
Turbinados
Outra boa notícia é que os alimentos termogênicos são baratinhos e bem fáceis de encontrar. Na lista dos mais poderosos estão o chá verde, o vinagre de maçã, a pimenta vermelha e o gengibre. Para notar os benefícios na balança, a dica é consumi-los regularmente durante o dia. “Aliados a uma dieta com alimentos integrais e uma boa hidratação, o resultado será muito positivo”, garante a nutricionista. Para você não errar na medida, confira nos destaques a quantidade indicada para o consumo desses alimentos.