Você já saiu do mercado com mais do que precisava? Pois é, em grande parte dos casos, os consumidores acabam agindo por impulso e comprando mais sacolas do que imaginava carregar. “Todos nós já fizemos isso alguma vez na vida. E quanto mais tempo passamos em algum estabelecimento, ficamos suscetíveis a cair na tentação de gastar”, afirma Patricia Cotti, coordenadora acadêmica da Academia de Varejo. Para evitar que isso aconteça e que você gaste demais, ela dá dicas simples, mas que fazem toda a diferença no seu orçamento.
Dicas para economizar
• Dê preferência aos produtos da estação. Geralmente, eles são mais baratos que os demais.
• Crie o hábito de verificar os itens de baixo para cima nas prateleiras. Na maioria das vezes, as mercadorias mais caras ficam na altura dos olhos do consumidor.
• Ir aos supermercados mais de uma vez na semana pode ser mais eficiente para encontrar promoções, pois é hábito dos estabelecimentos terem o “dia da feira”, “dia do açougue” etc.
• Opte por produtos da marca própria da rede – os preços tendem a ser mais em conta.
• Sempre que for possível, evite levar crianças às compras. Os filhos aumentam as chances de elevar os gastos para 51% dos homens e 66% das mulheres.
• Não vá com pressa para realizar compras maiores. Assim, você terá mais tempo para ver os produtos e comparar os preços.
VEJA TAMBÉM:
Lista de compras: 5 dicas para a ida ao mercado ser mais prática!
Mercado light: escolha os melhores produtos para o seu carrinho!
7 dicas para escolher o melhor tipo de pão