Antes da história da turma do Sítio do Picapau Amarelo aparecer na TV, ela ganhou vida na imaginação e escrita de Monteiro Lobato. O primeiro livro que fala do sítio, se chama A Menina do Narizinho Arrebitado, foi escrito e lançado em 1920. A obra é considerada até hoje a mais original da literatura infanto-juvenil do Brasil. Os livros são indicados para as crianças e jovens mergulharem na leitura. Confira!
O Saci
Pedrinho conhece de perto várias lendas do folclore brasileiro como o lobisomem e a mula-sem-cabeça, contadas por ninguém menos que o próprio Saci.
O Picapau Amarelo
Após uma troca de cartas entre os netos de Dona Benta e o Pequeno Polegar, os habitantes do mundo do faz-de-conta resolvem se mudar para o Sítio do Picapau Amarelo. Sabe quem são eles? Peter Pan, Dom Quixote e Alice!
Caçadas de Pedrinho
Pedrinho e Narizinho resolvem caçar uma onça que estaria rondando o Sítio do Picapau Amarelo. Durante a aventura, eles encontram um rinoceronte que fala e o trazem para morar com eles.
Memórias da Emília
Com a ajuda do Visconde, Emília resolve escrever um livro contando suas aventuras mais engraçadas. O que ninguém sabe é que as histórias não passam de imaginação da boneca!
Reinações de Narizinho (volumes 1 e 2)
Feito de várias pequenas histórias, o livro é pura criatividade de Monteiro Lobato. Em alguns capítulos, o autor relaciona suas histórias com outras já existentes, como a Branca de Neve, Cinderela e o Aladim.
Viagem ao céu
Emília ressuscita o Visconde de Sabugosa e acompanhados de toda a turma, eles embarcam em uma aventura alucinante: uma viagem para o céu.
Veja também
Dicas de leitura para pais e filhos
7 livros para presentear as crianças
3 livros infantis para estimular a leitura
Texto: Patrícia Cestari/ Colaboradora. Revisão: Michelle Albuquerque