Os jogos são recursos simples que oferecem oportunidades para que os pequenos aprendam matemática brincando. Após as atividades, as crianças passam a refletir mais sobre suas ações. Começam a observar, aprender e desenvolver noções de matemática, como as metas que devem se alcançadas a cada jogo. Descubra uma brincadeira simples e eficiente para fazer em casa com os filhos:
Jogando dados!
Em 10 passos, ensine os pequenos a jogar dados e trabalhar em grupo para alcançar a vitória. Existirá uma equipe vencedora, mas todos ganham ao exercitar o raciocínio lógico e se divertir ao mesmo tempo.
Idade: indicado para crianças 5 e 6 anos.
Materiais: 2 dados, para jogar (você pode construir um dado com o seu filho!), lápis, borracha, canetinhas coloridas e papel, para anotação dos pontos.
Veja também
Métodos para incentivar a escrita das crianças
Como estimular a audição dos seus filhos
Dicas de leitura para pais e filhos
1. Explique a brincadeira: são rodadas com jogadas de 2 dados e os pontos são a soma dos valores que saem em cada um deles. Quem tiver mais pontos é o vencedor!
2. Pode ser você e o seu filho ou podem chamar os irmãos e amigos do pequeno para jogar. Podem ser em duplas ou grupos de números pares de pessoas;
3. Primeiro, oriente sobre como os pontos devem ser anotados. Isso pode ser feito em uma folha sulfite.
4. Deixe que todos apresentem sugestões e determine que cada dupla ou grupo faça a que julgar melhor.
5. Junto com a turma combine quantas jogadas serão realizadas.
6. Também decidam juntos quem será o primeiro a jogar. Cada participante lança uma vez um dado e quem obtiver o maior número será o primeiro e, assim, sucessivamente.
7. Depois de decidida a ordem das jogadas, a primeira criança lança os dois dados, um de cada vez, e soma os resultados obtidos.
8. Ele deverá registrar na folha de papel ou da maneira como combinaram o número de pontos.
9. O próximo jogador também lança os dados e soma os pontos.
10. Quando as crianças terminarem o número de jogadas combinadas, eles deverão somar o total de pontos para chegar ao nome do vencedor.
Texto: Viviane Campos Munhoz. Revisão: Michelle Albuquerque