A reeducação alimentar é muito mais do que um termo. É uma verdadeira transformação no estilo de vida, que afeta uma série de áreas da saúde, como peso, humor, equilíbrio, disposição e muito mais! Mas para que esse processo seja saudável e eficiente, o primeiro passo é procurar profissionais que podem avaliar o paciente, além de realizar exames para que todo o processo seja feito com segurança. Confira 5 dicas capazes de ajudar a quem deseja elevar a qualidade de vida por meio dos alimentos!
1. Compras conscientes
É interessante fazer uma lista com alimentos saudáveis e que agradem ao paladar, além de manter a disciplina na hora de escolher o que vai levar pra casa: se antes bolachas recheadas, refrigerantes e demais produtos prejudiciais à saúde compunham o carrinho, com a reeducação alimentar, esse costume deve ser eliminado. “É melhor se permitir um bombom, de vez em quando, a uma caixa inteira! Aconselho ainda não sair de casa com fome”, salienta a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.
2. Faça trocas saudáveis
Deixar de comer todos os alimentos aos quais já se está acostumado não é uma tarefa fácil de se conduzir. Entretanto, não é preciso abandonar todos pratos favoritos, pois é possível adequar ingredientes saudáveis às receitas, por exemplo, substituindo a farinha branca e o arroz pelas versões integrais, o leite integral pelo desnatado… As possibilidades para agradar ao paladar e permanecer saudável são enormes.
3. Muita água
Certamente, com a reeducação alimentar, os alimentos ricos em fibras passarão a integrar o cardápio. As fibras são excelentes amigas da dieta, já que promovem saciedade e ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo. A água desempenha um grande papel quando o assunto é beneficiar-se por meio das fibras. “As fibras solúveis podem se dissolver em água e possuem algumas ações de extrema importância para nossa saúde”, explica a nutricionista Luana Vasconcelos.
Consultoria Luana Vasconcelos, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- 5 cuidados que você tem que ter antes dos 40 anos
- Dicas para emagrecer com saúde após o parto
- Saúde dos olhos: cuidados necessários com a conjuntivite