O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e sempre à procura de profissionais qualificados. Mesmo aqueles que já estão empregados, precisam buscar atualizações e cursos extras para manter o emprego e subir na carreira.
Tanto na hora de contratar quanto na hora da promoção, é preciso ter um diferencial. A diretora de recursos humanos Alexsandra Ganzer ressalta que os cursos ajudam, mas não determinam um avanço de cargo. “A promoção vem de acordo com competências comportamentais e profissionais e de avaliações de desempenho”, completa.
Veja cinco cursos que potencializam o sucesso profissional:
1. Curso de idiomas
O consultor de carreira Reinaldo Passadori destaca que conhecer outras línguas, principalmente o inglês, faz toda diferença. “Mas não adianta tentar enganar o recrutador. Se o seu inglês for básico, coloque a verdade no currículo”, alerta.
2. Curso de informática
“Conhecer o pacote básico do Office é imprescindível”, afirma Reinaldo. Ter habilidade para mexer com programas como Word, Excel e Power Point é mais do que necessário em uma empresa. O mundo está automatizado e quanto mais entendimento você tiver sobre computadores, mais fácil será lidar com eles.
3. Curso de oratória e comunicação verbal
Segundo o consultor, é muito importante saber se comunicar, se posicionar e interagir com as outras pessoas. Um curso extra de expressão corporal pode auxiliar quem tem dificuldade em se comunicar ou se fazer entender pelos outros.
4. Curso de formação de líderes
Ajuda o empregado a desenvolver liderança, melhorar o gerenciamento de crises, aprimorar a forma de trabalho em grupo, praticar técnicas e dinâmicas para performar em time, entre outros. Em geral, auxilia a potencializar a desenvoltura profissional.
5. Curso de coaching
Se baseia em uma metodologia focada em metas, solução de problemas e desenvolvimento de novas habilidades pessoais e profissionais.
Além disso, ter os valores pessoais alinhados com o da empresa é significativo. “Cada empresa possui o seu valor e conjunto de regras. Ou seja, o profissional pode não servir para uma determinada empresa e ser ideal para outra”, afirma Alexsandra. Por isso, é importante se candidatar e trabalhar em cargos que combinem com o seu perfil.
Consultoria: Alexsandra Ganzer, diretora de recursos humanos. Reinaldo Passadori, consultor de carreira.
LEIA TAMBÉM
- 10 cantores que deram um tempo na carreira por problemas na voz
- 12 hábitos que ajudam você a ser mais produtivo no trabalho
- Tenha sucesso no trabalho com a ajuda dos signos