Durante a correria na hora de limpar da casa, não é comum pensar em como se proteger dos produtos de limpeza. Porém, essa não é uma atitude saudável. Manter contato direto com os compostos destes produtos pode causar alergia na pele. A dermatologista Juliana Mendonça explica que essa falta de cuidado com as substâncias costuma causar a dermatite de contato.
“Os principais sintomas são vermelhidão, coceira e descamação onde houve contato”, diz Juliana. Se você utilizar algum produto e sentir algum destes incômodos, é melhor procurar um médico. A falta de cuidado pode implicar em ferimentos mais graves e tratamentos mais longos. A dermatologista ainda revela que, hoje em dia, as gamas de princípios ativos destes produtos está muito ampla e isso dificulta na hora de identificar o que está causando a alergia. “Nem sempre é o mesmo componente que causa a alergia”, completa.
Como se proteger
+ Nas mãos, use luvas emborrachadas por fora e forradas de algodão por dentro. “Algumas pessoas tem sensibilidade à borracha e o forro ajuda a evitar o desconforto”, acrescenta Juliana.
+ Nos pés, utilize um calçado impermeável. Galochas e sapatos emborrachados são opções ótimas para evitar o contato direto com o produto.
+ Se molhar os pés ou as mãos, não deixe-os úmidos por um tempo prolongado. A dermatologista recomenda enxugar bem e manter secos.
+ Caso o produto caia em alguma parte do corpo, lave imediatamente, seque e depois aplique um hidratante corporal no local afetado.
Produtos mais comuns que podem causar a dermatite
+ Detergente
+ Água Sanitária
+ Cloro
+ Desinfetante
+ Limpadores multiuso e limpa gorduras
Em geral, eles causam ressecamento intenso na pele devido aos princípios de ação corrosiva, principalmente se o contato é excessivo e de longa duração. Por isso, é importante se cuidar para evitar o aparecimento de sintomas da dermatite de contato. Previna-se!