Está pensando em abrir seu próprio negócio, mas não quer se arriscar investindo muito? Preparamos cinco dicas de negócios interessantes que podem ser bastante lucrativos. Fique de olho e boa sorte!
Franquia “in a box”
Já imaginou receber todo o material necessário para montar sua franquia em apenas uma caixa? É a aposta de algumas empresas, a fim de facilitar a execução e reduzir a burocracia com espaço físico, por exemplo. A rede Smartz School, especializada em ensino de idiomas, lançou esse conceito, em que todo o material necessário para abrir o próprio negócio vem em uma caixa com todos os itens para as aulas, além de material de publicidade e marketing, como banner e folders.
Loja de roupas plus size
De acordo com a pesquisa Vigitel, feita em 2012 pelo Ministério da Saúde, 51% da população brasileira acima de 18 anos apresenta sobrepeso. Ou seja, mais da metade das pessoas no país consome roupas de tamanhos grandes. No entanto, o mercado para peças de vestuário plus size ainda apresenta poucas opções. Nesse caso, a loja pode oferecer serviços adicionais, como consultoria de moda e estilo. É importante frisar que peças plus size são aquelas com manequim 46 ao 60 para mulheres e 46 ao 70 para homens.
Produtos e serviços para homens
Dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) revelaram um faturamento de R$ 9,7 bilhões na venda de artigos de beleza e higiene masculina em 2013, e a expectativa é que, em 2017, esse valor chegue a R$ 17 bilhões aproximadamente. A principal tendência para este mercado são os produtos como xampus, condicionadores, gel para cabelo, pomadas modeladoras e outros itens que atendam necessidades específicas dos homens. Salões de beleza com serviços que vão além do tradicional corte e barba também são uma aposta interessante.
Chaveiro
Pouco investimento, espaço físico pequeno para instalação, baixo capital de giro e bom mercado consumidor são algumas das vantagens para um dos mais tradicionais serviços do mercado. É possível montar um quiosque de chaveiro de cinco metros quadrados em estacionamentos de supermercados, shoppings e áreas de grande movimentação. Além disso, cada chave custa cerca de R$ 1 como matéria-prima e pode ser vendida a partir de R$ 5. Quem quiser ampliar o negócio, pode oferecer serviços 24 horas.
Serviços para idosos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o país tenha mais de 29 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2020, com uma expectativa de vida de 76 anos em média. A tendência é que o mercado volte suas atenções a produtos e serviços para essa faixa de idade. Um tipo de profissional que já desperta a atenção do mercado é o cuidador de idosos, que deve ter treinamento especializado no cuidado da saúde, da integridade e do bem-estar emocional do cliente.
LEIA TAMBÉM
- Você sabe como abrir seu próprio negócio? Conheça os primeiros passos!
- 6 estratégias para acertar na divulgação da sua empresa
Texto: Thiago Koguchi Edição: Ana Beatriz Garcia