Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças. Caracteriza-se por alterações no material genético, que fazem com que as células cresçam e se multipliquem de forma desordenada. Raramente a doença se desenvolve exclusivamente por causa de fatores hereditários. Ou seja, mesmo em quem tem predisposição, os fatores determinantes podem ser ambientais, e a multicausalidade é frequente; geralmente, associação entre álcool e tabaco, má alimentação e sedentarismo, entre outras.
Entenda como se formam os tumores
1- Durante a divisão celular, o DNA, material genético da célula, pode ser danificado. Quando o organismo está funcionando corretamente, as células defeituosas se autodestroem. Ou seja, o próprio corpo se encarrega de consertar o erro.
2- No entanto e muitas vezes, as células defeituosas se reproduzem rápida e descontroladamente e o mecanismo de reparo pode não funcionar. Esse defeito pode ser herdado, mas na maioria dos casos, o DNA é alterado por causa da exposição frequente a fatores ambientais favoráveis, como fumo, radiação ultravioleta, alguns tipos de vírus e má alimentação.
3- Ao se reproduzirem desordenadamente, as células cancerosas formam uma massa, chamada de tumor. Essas células podem se desprender do tumor e atingir outras partes do corpo, onde passam a crescer e substituir o tecido sadio, num processo chamado de metástase.
Um conjunto de fatores
O corpo humano é um sistema de criação, manutenção e renovação de células. Quando ocorre alguma falha no processo, podem surgir os tumores. “A maioria deles se origina como fruto de falhas nos mecanismos de replicação celular, associadas ou não a estímulos carcinogênicos como cigarro ou devido a mecanismos hereditários”, explica o oncologista Luiz Flávio Coutinho.
Consultoria: Luiz Flávio Coutinho, oncologista
LEIA TAMBÉM
- Descubra como a doença pode atingir a boca
- Como evitar o câncer de mama nos pets?
- Novembro azul: saiba mais sobre a campanha