Quem já adotou um cachorro ainda filhote sabe que os primeiros passeios na coleira são difíceis até o animalzinho se adaptar a esse novo desafio. Não há cachorro que não goste de passear, mas também há casos em que o que era para ser um momento de diversão acaba virando motivo de estresse, com animais puxando os donos, correndo atrás de outros pets etc.
Bom para saúde!
Para algumas raças, que necessitam de muito exercício (como Labrador, Pug, Beagle, Pitbull, Buldogue Francês), um bom passeio pode evitar a obesidade e até mesmo depressão. Há também cachorros que vivem em espaços pequenos como apartamentos e precisam sair para uma caminhada mais longa. “A socialização do cão com outros animais, ambientes e pessoas é importante, porque traz uma série de benefícios à saúde do animal. O cachorro, por sua natureza, é um explorador, precisa conhecer novos ambientes. Por isso, o passeio faz bem ao animal tanto pelo fator social como pela saúde, já que o exercício praticado nessas caminhadas torna-o ainda mais resistente e saudável”, explica Diogo Fontes, adestrador da Villa Canina Hotel.
VEJA TAMBÉM:
Teste: que cachorro você seria?
Você tem que ver esses cachorros antes e durante o banho!
Como o cachorro de cada signo mostra que te ama?
Dicas para um passeio tranquilo
1-Escolha a coleira ideal para seu cachorro, que não machuque. O peso, o porte, o temperamento, o tipo de pele e muitas outras características podem influenciar nessa escolha.
2– Gaste um pouco de energia do cachorro antes de iniciar o passeio para que ele não fique muito eufórico na hora de sair.
3- Cuidado para não deixar o cachorro muito empolgado para sair. Mostre a ele que o momento do passeio é algo natural. Coloque a guia e não faça nenhuma festa pra ele. Deixe-o com a coleira no pescoço por um tempo antes de sair.
4- Escolha o local ideal para passear com seu cachorro. No início, opte por lugares calmos. Leve-o a uma praça ou parque onde o barulho e os estímulos de pessoas e outros cães são menores. Depois, vá alternando para ambientes mais movimentados até que o animal já esteja acostumado.
5- Elogie o cachorro se ele se comportar. Enquanto o animal estiver andando calmamente ao seu lado, merece ouvir elogios e até ganhar um cafuné. Da mesma forma, quando ele começar a desobedecer, repreenda-o. Apenas puxe a coleira (sem enforcá-lo) e diga em tom áspero que ele está errado.
6-Nunca vá para o lado que o cachorro puxar. Vá sempre ao lado oposto que ele quiser, pois verá que você é quem manda. E nunca ceda quando o cão quiser retroceder. Uma hora ele irá se cansar de puxar, pois verá que é você quem tem o controle da situação.
7- Treine o cão a andar ao seu lado. Se o cão puxar para andar à frente, apenas puxe a coleira para que ele perceba que ele precisa andar ao seu lado. A ideia é nunca ir para o lado que ele quer. Quando você perceber a guia ficar frouxa é sinal de que ele está andando de maneira correta.