Você já deve ter ouvido falar de várias receitas incríveis e muito benefícios da tapioca para o organismo, mas, graças a correria do dia a dia, nunca deu aquela oportunidade para adicioná-la de vez ao seu cardápio.
De origem indígena, esse alimento é extraído da mandioca e bastante consumido nas regiões Norte e Nordeste. Mas, nos últimos anos, vem ganhando maiores adeptos graças as suas vantagens à saúde do organismo, uma vez que não possui glúten – substância apontada como uma das responsáveis por causar inchaço, desconforto e ganho de peso.
Dessa forma, a tapioca contribui para combater a sensação de estufamento causada depois de ingerir pães e alimentos à base de farinha de trigo. Além disso, sua composição pode ganhar vários complementos, que tornam seu preparo ainda mais variado.
Conheça todos os benefícios da tapioca para o dia a dia
1. Não contém glúten
A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que é responsável pelo aumento de inflamações no organismo e que colabora com a deposição de gorduras na região abdominal. Dessa forma, ela pode ser consumida por pessoas que convivem com a doença celíaca e por quem quer perder peso.
2. Fácil de preparar
Com a popularização da tapioca, é possível encontrar em diversos supermercados a goma já hidratada, ou seja, pronta para o preparo. Caso contrário, basta hidratar a massa e ralá-la antes de uso.
3. Substitui o pão branco
O pãozinho branco contém glúten e seu consumo pode contribuir para o ganho de peso. Para quem quer diminuir sua ingestão, tem na tapioca uma aliada. “A tapioca oferece carboidratos complexos e livres de colesterol, o que proporciona saciedade por um maior intervalo de tempo”, explica a médica nutróloga Ana Luisa Vilela Barbosa.
4. Pouco calórica
“O carboidrato é fonte de energia, o que proporcionará um rendimento melhor nas atividades diárias. A tapioca oferece benefícios para manter o metabolismo ativo, o que aumenta a queima de calorias e a redução de medidas”, comenta a especialista.
5. Versátil
A tapioca pode ser preparada de diversas formas, sendo possível transformá-la em panquecas, pizzas e na famosa crepioca (é só bater a goma com ovo). Além disso, ela vai bem com vários tipos de acompanhamentos e recheios.
6. Está na moda
Desde que as dietas que cortam o glúten da alimentação ficaram famosas, muitas celebridades, como as musas Carol Castro e Isis Valverde, adotaram a tapioca como um alimento que não pode faltar no cardápio.
7. A aposta de quem malha
A tapioca é uma opção para ser consumida no pré ou no pós-treino e, apesar de ser um alimento pobre em nutrientes, ela é rica em carboidratos, o que a torna uma fonte de energia para os praticantes de atividades físicas.
8. Livre de gorduras
Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, ela não possui gorduras na sua massa. Mas é preciso cuidado com a escolha dos recheios. Opte por proteínas magras, queijos brancos, legumes e hortaliças diversos.
9. Baixo teor de sódio
Por ser um alimento obtido diretamente mandioca, a massa não passa por muitos processos, o que a torna menos industrializada do que outros alimentos como pães e biscoitos.
10. Auxilia na dieta
É pouco calórica e uma boa opção de alimento saudável se combinada com ingredientes leves e nutritivos, como queijos de minas light e cottage, além de proteínas como ovos mexidos e atum.
Receita de tapioca com kiwi, creme de avelã e amendoim
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de farinha de tapioca
- 1 colher (sopa) de creme de avelã sem açúcar
- 1 kiwi
- 1 colher (sopa) de amendoim sem pele e sem sal picado
Modo de preparo:
Peneire a farinha de tapioca em uma frigideira antiaderente. Quando a goma estiver se formando e as bordas levantando, vire e deixe por 20 segundos. Retire da frigideira e coloque a tapioca em um prato. Com a ajuda de uma colher, espalhe o creme de avelã, coloque o kiwi e enrole a tapioca como um rocambole. Corte ao meio, passe um pouco de creme de avelã em cima para grudar os amendoins e sirva.
Como consumir
Juliethe Mardones, nutricionista clínica, explica que o melhor horário para consumir a tapioca poderosa é durante o dia, pois, nesse período, “temos maior atividade cerebral, respeitando o que chamamos de ciclo circadiano, ou seja, nosso relógio biológico, que sincroniza nosso organismo, adaptando-o aos fatores externos e levando em conta que durante o dia nossas atividades são maiores e o metabolismo está mais ativo”, finaliza.
Leia também:
- 6 receitas de dadinhos de tapioca diferentes para se apaixonar
- Recheios ideais para acrescentar à tapioca e acelerar o emagrecimento
- Vantagens das tapiocas coloridas: turbine a sua com nutrientes poderosos