Cozinhar é uma daquelas atividades prazerosas do dia a dia, principalmente se feita em um ambiente higienizado e organizado. Para isso, é essencial saber como limpar o forno, um dos eletrodomésticos que mais acumula sujeira, resto de comida e, consequentemente, bactérias.
Muitas vezes, passar um pano úmido não é a melhor opção, já que a camada mais grossa de gordura pode persistir e se tornar um foco de mau cheiro e microrganismos prejudiciais a saúde. Para evitar que isso aconteça, separamos um passo a passo simples, com receitas caseiras, que deixarão o seu forno impecável.
Aprenda como limpar o forno de forma eficaz
Proteção
Antes de começar, proteja o piso debaixo do fogão com um pano ou jornal. Se estiver muito quente, espere até conseguir encostar a mão com segurança e retire as prateleiras para ter mais espaço para limpá-lo.
Removendo a sujeira
Aqueça o forno ligeiramente, desligue e remova o excesso de gordura e os resíduos com um pano úmido ou uma esponja molhada em água com detergente ou sabão neutro. Enxágue a esponja, limpe novamente e passe um pano úmido.
Nunca raspe o fogão com esponjas de aço, facas ou materiais pontiagudos e nunca utilize abrasivos, sprays e qualquer outro produto que contenha soda cáustica para limpar o interior do forno. Essas substâncias são tóxicas e deixam resíduos prejudiciais à saúde.
Se seu fogão estiver com uma camada mais grossa de gordura, utilize removedores de gordura específicos ou prepare uma solução de bicarbonato de sódio (2 colheres (sopa) para cada litro de água). Aplique o produto em todo o interior do forno, deixe agir com o forno ligado por uma hora, desligue e, quando estiver morno, passe um pano úmido para remover a sujeira.
Saiba mais: 7 truques de limpeza com bicarbonato de sódio
Os vidros
Para lavar o vidro interno do forno, utilize uma esponja com detergente. Enxágue com água quente e passe um pano seco. No vidro externo, passe um pano úmido com líquido limpador de vidros e seque com papel absorvente.
As grades
Para as grades do forno, borrife vinagre branco e deixe agir por, pelo menos, 30 minutos. Para retirar resíduos queimados, utilize uma esponja com detergente. Depois enxágue em água corrente e seque com um pano ou deixe secar ao sol. Para dar brilho às grades, com o fogão desligado, passe um pano úmido com álcool e deixe evaporar completamente antes de ligar o forno.
Mau cheiro
Caso tenha derramado algo durante o cozimento e estiver cheirando queimado, espalhe um pouco de sal e, depois de frio, proceda com a limpeza normalmente. Outra opção é passar um pano úmido com um pouco de vinagre ou suco de limão nas grades e laterais do forno.
Forno autolimpante
Diferente do forno tradicional, essa opção possui um processo bem mais fácil para a sua higienização. Basta fechá-lo da forma correta e acionar a função de autolimpeza. Não interrompa a atividade para que a ação seja completa e eficaz. Quando acabar, remova as cinzas localizadas no fundo do eletrodoméstico e passe um pano úmido por toda a sua extensão para tirar qualquer sujeirinha que tenha ficado.
Manter a higienização
Agora que você já sabe como limpar forno sem muita dor de cabeça, que tal preserva aquele brilho e cheirinho agradável por mais tempo? Para isso, baste higienizá-lo toda vez que terminar de preparar as suas refeições. É só esperar o eletrodoméstico esfriar e seguir as dicas que anteriores. Pensando que, diferente do fogão, a parte debaixo é menos utilizada ao longo da semana, logo, fica mais fácil conservá-la.
Leia também:
- Mau cheiro na geladeira? Saiba como eliminá-lo com ingredientes naturais
- 18 truques para limpar os eletrodomésticos corretamente
- 5 produtos naturais que fazem milagres na limpeza da casa