A infância é sempre recheada de descobertas. Existem muitas formas de incentivar o desenvolvimento dos pequenos e o artesanato e bordado são uma delas. Pintura, colagem e, claro, o bordado, são atividades que ajudam no desenvolvimento dos pequenos em diversos aspectos.
Quais são os benefícios do artesanato para as crianças?
Qualquer tipo de trabalho manual contribui para o desenvolvimento infantil de alguma forma. Coordenação motora, concentração e criatividade são incentivados e auxiliam no aprendizado da criança. Além disso, o artesanato trabalha o lado psicomotor, agindo como um tipo de terapia que, a longo prazo, pode ajudar crianças com problemas de aprendizagem e comportamento, por exemplo.
Quais técnicas são ideais para crianças?
Na hora de escolher qual técnica de artesanato ensinar, leve sempre em consideração o nível de dificuldade e a segurança da criança na hora de realizar o trabalho. Ensine a criança a resolver o que está errado, mas cuidado para não fazer tudo para ela.
Escolha técnicas de artesanato adequadas para a idade da criança. Se o trabalho for muito difícil, a chance dela desistir é grande. Além disso, pense em trabalhos que levem mais ou menos uma hora para serem feitos, assim elas conseguem ver o resultado do trabalho de forma rápida e ficam mais motivadas.
Para as crianças de até 4 anos, prefira trabalhos que envolvam pintura, por exemplo, que são mais livres e oferecem menos risco de elas se machucarem. Se a criança for mais velha, pense em atividades com tecido, cola quente e bordados! Dê mais liberdade para escolha e aprendizado, mas esteja sempre próxima para evitar acidentes.
Como posso ensinar ponto cruz para uma criança?
As técnicas de bordado, como o ponto cruz, exigem grande concentração e desenvolvem a coordenação motora. A partir dos 10 anos as crianças já conseguem realizar trabalhos manuais com maior independência e atenção. Mas, com desenhos fáceis e adaptados, é possível que crianças a partir dos 6 anos já consigam aprender a técnica.
Na hora de escolher os gráficos, selecione desenhos fáceis e sem muitos detalhes para que o pequeno consiga fazer a maior parte sozinha, o que faz toda a diferença na motivação e autoestima da criança.
Uma dica é comprar étamines que tenham os furos maiores para facilitar o bordado e agulhas mais grossas que ajudam na hora de segurar. Outra opção é colocar o tecido em bastidores (aros que seguram o tecido) para facilitar o manuseio.
Gostou de saber como o artesanato e bordado incentivam a criatividade? Lembre-se de incentivar a independência da criança e esteja sempre disposta a ajudar, tendo paciência na hora de ensinar.
Texto: Thainá Zanfolin/Colaboradora
LEIA TAMBÉM:
- 22 fotos de Páscoa que você não deve deixar de tirar do seu filho!
- Festa infantil de super-heróis: 21 ideias para a decoração
- Famosas grávidas em 2019: veja quais celebs vão dar à luz neste ano
- O que significa sonhar com crianças? Confira as revelações para sua vida