Difícil resistir a um pedaço de chocolate durante a Páscoa. Até porque, nesta época do ano as inúmeras tentações estão por todos os lados! Para quem tem como objetivo a perda de peso, evitar os exageros é essencial para o sucesso da dieta. E isso também inclui o tradicional almoço. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a manter a Páscoa na medida durante o feriado!
Grelhado
Utilize grill elétrico, frigideira com grelha ou frigideira antiaderente com uma pincelada de azeite. A preparação em churrasqueira não é indicada porque o alimento absorve substâncias prejudiciais à saúde, presentes na fumaça e nas cinzas do carvão. Se o peixe tiver pele, grelhe primeiro esse lado, depois o da carne. MAIS INDICADOS: salmão, sardinha, linguado, tilápia, atum, truta, robalo e pescada. Sugestão para fazer: Salmão grelhado ao molho de maracujá.
Controle as porções
Estar atento às quantidades de comida que coloca no prato é tão importante quanto a escolha dos alimentos para uma refeição de Páscoa na medida e para evitar os quilos a mais
Aproveite com moderação
Se for incluir chocolate no seu cardápio de páscoa, siga a regra de “quanto mais cacau, melhor”. Isso significa que os chocolates amargos, com 70% ou mais de cacau, devem ser a sua primeira opção! Já os brancos devem passar bem longe das suas escolhas.
Frutas
Consuma o chocolate com frutas picadas. Banana, morango, kiwi e uva verde sem caroço são ótimas opções. As frutas enriquecem a sobremesa ou o lanche com fibras, o que faz com que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta do que quando comparado ao consumo puro de chocolate. Sugestão para fazer: Espetinho de frutas com chocolate
Como consumir?
Pequenos pedaços. Se ganhar uma barra ou um ovo inteiro na Páscoa, divida-os em porções individuais. Embrulhe os pedaços em embalagens não muito atraentes, como o papel alumínio, e armazene na geladeira.
Quando consumir?
Como sobremesa, já que depois de uma refeição completa o “espaço” para o chocolate é menor. Sendo assim, é provável que uma quantia pequena seja suficiente para saciar a sua necessidade. O consumo indicado é de até 30 g por dia (uma barra individual).
Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Consultoria: Vigilantes do peso, site especializado em alimentação saudável e perda de peso
LEIA TAMBÉM:
- Chocolate para a Páscoa? Veja opções pouco calóricas para quem está de dieta
- Orações especiais para ter uma Páscoa abençoada
- Ovo de Páscoa de cada signo: saiba qual combina mais com você!
- Saquinho para doces de Páscoa: confira o passo a passo!