Até os seis meses de vida, o único alimento apropriado para o bebê é o leite materno. Quando o pimpolho completa essa idade, seu paladar já está preparado para o primeiro contato com o sabor das frutas. Para introduzi-las no cardápio do seu filho, o ideal é oferecê-las em forma de sucos, todas as manhãs, por volta das 9h, conforme orienta a nutricionista Ana Cláudia dos Santos, do Hospital Neomater, de São Bernardo do Campo (SP). Veja dicas para saber quando oferecer o primeiro suquinho do bebê:
Primeiro suquinho do bebê: quando oferecer?
Laranja-lima
O primeiro suco do bebê deve ser preparado, de preferência, com laranja-lima, pois nem todas as frutas têm boa aceitação nessa fase. “Lave bem a fruta, esprema e coe, oferecendo a bebida no copo”, orienta a especialista.
Num primeiro momento, o bebê poderá recusar o suco, por isso, é importante criar uma rotina, oferecendo a bebida no mesmo horário e insistindo num mesmo tipo de suco durante três dias. Nos primeiros dias, bastam 60ml de suco; essa quantidade poderá ser aumentada ou reduzida conforme a aceitação do bebê.
Novos sabores
Depois da laranja-lima, novas frutas podem ser usadas para preparar o suco do bebê, como mamão, maçã, pêra e banana. A regra de oferecer o mesmo suco durante três dias continua válida. Assim, é possível observar se o pequeno tem reação alérgica a alguma das frutas oferecidas.
Frutas ácidas, como morango ou limão, devem ser evitadas, pois há o risco de causarem inflamação na pele. Para variar a base do suco, tente prepará-lo também com água-de-coco, depois de verificar-se a criança não tem rejeição a esse líquido.
Ana Cláudia lembra ainda que a introdução das frutas pode interferir no funcionamento do intestino do bebê. Segundo a nutricionista, as frutas que soltam o intestino são laranja, mamão e abacate, ao passo que maçã, banana e goiaba causam prisão de ventre. Fique atenta às combinações!
Consultoria: Ana Cláudia dos Santos, do Hospital Neomater, de São Bernardo do Campo (SP)
LEIA TAMBÉM
- Leite materno: compartilhar com amigos e parentes é arriscado!
- Saiba quais foram os nomes de bebês mais registrados em 2018
- Famosas grávidas em 2019: veja quais celebs vão dar à luz neste ano