O risco de pílulas anticoncepcionais provocarem trombose (formação de coágulo sanguíneo em uma veia do corpo) é um tema comumente discutido pela medicina, que também leva em consideração o fato da mulher ter ou não outros fatores de risco para a doença.
“As pílulas anticoncepcionais em sua totalidade, independente do fabricante, podem aumentar o risco de trombose, dependendo da predisposição da mulher, ou seja, se ela é obesa, tem histórico familiar ou é fumante”, afirma Thiago Mattar Cunha, professor doutor do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (FMRP).

FOTO: Shutterstock.com
Os anticoncepcionais são amplamente utilizados por mulheres das mais variadas idades como forma de prevenir a gravidez e por questões hormonais. Ainda que o medicamento seja vendido sem receita, para que cada pessoa saiba qual é o mais indicado para o seu organismo – e até mesmo para evitar complicações causadas pelo remédio-, a orientação médica é imprescindível.
Apesar das diversas questões que envolvem a pílula, de acordo com a farmacêutica Sarah Bastos Vieira Faria, em geral, o uso desse medicamento é seguro. “Os anticoncepcionais com formulações mais novas apresentam um risco maior do que os mais antigos, apesar desse risco ainda ser pequeno”, ressalta.
SAIBA MAIS
Cuidados que devem ser tomados com o anticoncepcional
Guia da pílula: tire suas dúvidas sobre o anticoncepcional
Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: Érika Alfaro Consultoria: Thiago Mattar Cunha, professor doutor do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (FMRP) e Sarah Bastos Vieira Faria, farmacêutica