Connect with us

O que você está procurando?

Alguns alimentos devem ser evitados antes ou depois do treino, pois causam certos incômodos ao organismo. Saiba em quais você deve apostar!
- Foto: Shutterstock.com

Saiba quais são os alimentos que auxiliam antes e depois do treino!

Alguns alimentos devem ser evitados antes ou depois do treino, pois causam certos incômodos ao organismo. Saiba em quais você deve apostar!

Uma boa dieta faz toda a diferença para turbinar os exercícios físicos e obter melhores resultados. Por isso, comer os alimentos adequados antes e depois do treino auxilia muito na perda de peso e na manutenção da massa muscular. De acordo com o médico nutrólogo André Veinert, diferente do que muitos pensam, treinar em jejum não ajuda a perder peso e só gera grandes prejuízos à saúde, pois os quilos perdidos não são de gordura, mas, sim, de músculo. “Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade. Os músculos e os órgãos precisarão de uma fonte de energia e o corpo a retira do músculo”, afirma.

Leves e nutritivos

Dessa forma, antes de qualquer atividade física, são indicados lanches leves ricos em carboidratos, em fibras, que ajudam a manter a energia durante a prática e acelerar a queima de gordura, e que sejam de baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata-doce, frutas, nozes ou castanhas. “Estes alimentos têm digestão mais lenta, portanto, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante. Alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas, podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar, pois eles são rapidamente digeridos e o açúcar vai entrar rapidamente no sangue”, explica.

Proteínas depois do treino

Após o treino, a reposição de nutrientes é fundamental, pois ajuda no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular. “O alimento ideal para recuperar a massa perdida durante o exercício é a proteína, mas ela não deve vir sozinha. A refeição também precisa conter vegetais e carboidratos. Alimentos proteicos, como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja são ótimos para prevenir lesões e melhorar o rendimento do próximo treino. Além disso, é recomendável que esses alimentos sejam consumidos em até uma hora após a atividade”, orienta.

Edição de texto: Redação Alto Astral | Consultoria: André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme-Gerenciamento de Perda de Peso

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Que tal inovar na receitas do dia a dia? Aprenda a preparar opções saudáveis de proteínas que irão auxiliar na perda de peso e ganho de massa magra!

Estilo de vida

Você sabia que a alimentação é essencial para afastar doenças, não é? Leia a seguir como combater a osteoporose com o leite e a banana!

Estilo de vida

Uma alimentação desregrada e com muito sódio pode ser uma das principais causas do inchaço. Aprenda como como combater o inchaço e acabar com o problema!

Estilo de vida

Para combater a hipertensão é preciso evitar o consumo de alguns alimentos, como excesso de sal e frituras frequentes, e ter bons hábitos protegem o coração

Estilo de vida

Inclua as 7 sopas durante a semana e sinta a diferença no seu organismo. Com a dieta da sopa, é impossível não se deliciar e perder peso!

Estilo de vida

Confira receitas saudáveis, leves e saborosas com couve e limão nos ingredientes para secar os quilos extras comendo bem!

Estilo de vida

Couve e limão: a combinação perfeita para deixar suas receitas saborosas e nutritivas, contribuindo para a sua dieta e sua saúde!

Estilo de vida

Que tal inovar no preparo tradicional com novas receitas saudáveis com frango? Saiba como preparar pratos deliciosos que têm como estrela essa carne!