No quintal de casa ou nos supermercados, a acerola esbanja nutrientes. A fruta é rica principalmente em ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, e o seu consumo fornece ao organismo betacaroteno, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio e sódio. Descubra quais os benefícios que a ingestão dessa frutinha avermelhada pode trazer para sua saúde.
Propriedades da vitamina C
A vitamina C é uma forte arma na proteção contra infecções, processos alérgicos e fadiga. Além disso, é antioxidante e combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, protegendo as artérias e o coração. “A vitamina C acelera a cicatrização cirúrgica, facilita a absorção da vitamina E e do ferro, auxiliando na prevenção da anemia”, complementa a nutricionista Elizabete Elvira De Paola, da Vital Nutri. Segundo a nutricionista, os sinais de deficiência de vitamina C são as gengivas inchadas e inflamadas, e a demora no processo de cicatrização de feridas.
O papel dos minerais
O potássio presente em grande quantidade na acerola ajuda no fortalecimento muscular. Por isso, o consumo da fruta é recomendado para atletas. O magnésio, além de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia na absorção do potássio, cálcio e contribui com a saúde do cérebro. O equilíbrio dos líquidos e pH do sangue fica por conta do sódio.
Mais vitamina
Segundo a nutricionista Andréia João, a acerola também contém vitamina A, que atua contra problemas de visão, protege o sistema imunológico e mantém o equilíbrio da pele. A casca dessa fruta também é rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Andréia João e Elizabete Elvira De Paola, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
- Entenda como os alimentos termogênicos agem no seu corpo
- Saúde dos olhos: conheça algumas doenças que podem atingi-los
- Sopro: saiba o que é e como tratar esse problema cardíaco