O emagrecimento só acontece quando existe um gasto de energia maior do que a quantidade consumida na alimentação diária. Esse dispêndio energético ocorre graças ao metabolismo: conjunto de reações químicas do corpo, que trabalha criando e decompondo moléculas para produzir a energia necessária para as atividades cotidianas e, também, para as funções do organismo.
Mais rápido!
De acordo com especialistas, qualquer pessoa pode aumentar sua taxa metabólica. Basta ter uma dieta regrada, evitar jejum prolongado, alimentar-se a cada 3 horas e praticar atividade física com frequência. Outras atitudes importantes são: comer devagar, mastigar bem os alimentos e reduzir o consumo de gorduras, açúcar e farinhas refinadas. É recomendável também ingerir alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, legumes, frutas e verduras, que levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.
Alimentos termogênicos
Quem acredita que o único jeito de afinar medidas é fechar a boca está enganado. Alguns vegetais possuem a capacidade de diminuir os quilinhos extras quando consumidos na quantidade certa. Esses alimentos “milagrosos” são chamados de termogênicos e possuem ação emagrecedora comprovada pela medicina. “Eles elevam o metabolismo do organismo, aumentando a queima de gordura”, explica a nutricionista Daniela Jobst.
O segredo dos alimentos termogênicos está na dificuldade que o organismo encontra para digeri-los. Em linhas gerais, o corpo é obrigado a gastar mais energia para absorvê-los durante a digestão. No processo, a temperatura corporal é elevada e inúmeras calorias são queimadas sem esforço. Turbinados Outra boa notícia é que os alimentos termogênicos são baratinhos e bem fáceis de encontrar.
Na lista dos mais poderosos estão o chá verde, o vinagre de maçã, a pimenta vermelha e o gengibre. Para notar os benefícios na balança, a dica é consumi-los regularmente durante o dia. “Aliados a uma dieta com alimentos integrais e uma boa hidratação, o resultado será muito positivo”, garante a nutricionista. Para você não errar na medida, confira nos destaques a quantidade indicada para o consumo desses alimentos.
Guaraná
Suas propriedades energéticas e tônicas são resultado da forte presença de cafeína na fruta. Esse elemento estimula os processos bioquímicos associados à musculatura e ao sistema nervoso central. Pode ser consumido em pó ou em cápsulas. Quantidade: 2g, 2 vezes ao dia
Ômega-3
Atua no metabolismo basal, assim, após a ingestão dos alimentos que contêm o nutriente, ocorre a queima de calorias. O ômega-3 ainda auxilia na eliminação do excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Encontrado em peixes como salmão, sardinha e anchova, o nutriente é um anti-inflamatório e previne doenças cardiovasculares. Quantidade: de 2 a 3 porções diárias
Canela
É muito utilizada como condimento e aromatizante. Pode ser consumida na forma de chá ou gratinada no forno, com maçã ou banana. Quantidade: 1g, 2 vezes ao dia.
LEIA TAMBÉM:
- Acelere seu metabolismo para emagrecer e viver melhor
- Chá de hibisco: confira mitos e verdades sobre esse ingrediente!
- Ômega-3, ômega-6 e ômega-9: conheça suas diferenças!