De acordo com o psicólogo Roberto Garcia Junior, idealizador do programa Mente em Forma, atribui-se à inauguração da terapia em grupo ao tisiologista Joseph Pratt, um americano que, a partir de 1905, em uma enfermaria no ambulatório do Massachussetts General Hospital, em Boston, reunia-se uma vez por semana com grupos de 15 a 20 membros para estabelecer maior contato com seus clientes.
“O reconhecimento de que não eram os únicos a sofrer contribuía para certa sensação de melhora. Eram ministradas aulas por Pratt sobre a higiene e os problemas de tuberculose e, em seguida, existiam perguntas dos pacientes sobre o tema. Esse modelo se tornou muito eficaz na época”, explica Roberto.
O profissional ainda acrescenta que “técnicas diversas desta modalidade de tratamento têm sido desenvolvidas para o atendimento de populações específicas de pacientes, com as mais diversas condições médicas e sociais”, observa. A terapia em grupo também costuma custar menos aos pacientes pelo fato de muitas pessoas compartilharem aquele espaço e aquele tempo, por isso, acaba sendo mais acessível. Para saber mais sobre esse tipo de terapia, clique aqui.
SAIBA MAIS
Qual a técnica por trás do modelo de terapia Gestalt?
Quebrando tabus sobre terapia: saiba quando recorrer ao tratamento
Texto: Érika Alfaro / Consultoria: Roberto Garcia Junior, psicólogo idealizador do programa Mente em Forma