Uma das séries mais aclamadas do momento, Narcos fala sobre um dos tráficos mais lucrativos e perigosos do mundo: o de drogas. Sendo assim, é impossível falar de narcotráfico e não falar sobre Pablo Escobar, chefe do Quartel de Medellín – responsável por uma das maiores rotas de venda de cocaína entre a Colômbia e os Estados Unidos nos anos 90.
Conheça mais sobre quem foi Escobar, que inspirou o papel estrelado por Wagner Moura em Narcos.
Vida de Pablo Escobar
Pablo Emilio Escobar Gaviria nasceu no dia 1 de dezembro de 1949, na cidade de Rionegro, na Colômbia. Ele era filho de uma professora e um fazendeiro que viviam com seus 7 filhos em uma modesta casa no campo.
Não se tem registros de como Pablo Escobar era e seu relacionamento familiar na infância e adolescência, mas as primeiras atividades ilícitas da vida dele foram roubos de lápides colombianas para venda. Escobar chegou a entrar na faculdade de ciências políticas, mas abandonou o curso no primeiro semestre por não conseguir pagar a mensalidade.
No final dos anos 70 se envolveu com o contrabandista colombiano Alvaro Prieto, onde participava de esquemas de venda de cigarros e carros roubados e, após conhecer o lucro absurdo, entrou para o tráfico de drogas.
Muito rapidamente, Escobar obteve sucesso no narcotráfico mundial e começou a ganhar milhões diariamente.
Na cidade de Medellín, ele gerenciava um quartel que produzia o equivalente a 15 toneladas diárias em seu auge, mas Pablo Escobar ficou conhecido e temido após encomendar o assassinato de Fabio Restrepo, um revendedor da cidade que tentou lhe matar. Após este episódio, onde sua ascensão era cada vez maior, ele se envolveu em causas públicas.
Escobar ficou conhecido como o Robin Hood colombiano, por conta de seu assistencialismo. Ele inaugurou um bairro com seu nome em Medellín, destinado apenas para desabrigados e pobres, além de financiar times de futebol e promover entretenimento para a comunidade mais carente. Os auxílios promovidos por Pablo fizeram com que ele fosse querido por muitos da comunidade colombiana, que justificavam seus atos em nome de um “bem maior”.
O narcotráfico colombiano
Aos 22 anos, Pablo já era considerado bilionário por chefiar um esquema de venda de cocaína que compreendia o Peru, Bolívia, Equador, Estados Unidos e Canadá. Estima-se que seu cartel movimentava cerca de 1 milhão de dólares ao dia, onde Pablo transportava drogas através de aviões, caminhões de carga e até mesmo submarinos.
Com seu crescimento, Escobar conquistou inimigos. É atribuído a ele a morte de três políticos colombianos que seriam candidatos à presidência do país, além de explodir o avião Avianca 203 e o prédio de segurança pública de Bogotá. De acordo com historiadores, ele era impiedoso e capaz de fazer qualquer coisa com quem cruzasse seu caminho.
Nesta época, Escobar lançou o slogan “plata o plomo”, que significa “dinheiro ou chumbo”. Ele sempre tentava subornar qualquer um que pudesse atrapalhar seus negócios, mas se a pessoa não aceitasse o negócio, era morto na hora. Estima-se que mais de 6 mil pessoas morreram a mando do narcotraficante.
Morte
Rapidamente ele se tornou um dos traficantes mais procurados do mundo, o que iniciou uma caçada envolvendo polícias da inteligência colombiana e estadunidense. Temendo uma extradição para os Estados Unidos, Escobar resolveu se entregar e ficou preso em uma prisão que se assemelhava a um castelo, local que ele mesmo construiu, porém, meses depois, Pablo seria transferido para um presídio comum e, amedrontado com a ideia de ir para os Estados Unidos, fugiu.
O mundo inteiro estava mobilizado em pegar Escobar. Foi montada até uma equipe especializada que utilizava uma tecnologia de triangulação de rádio americana para procurar o traficante. No dia 2 de dezembro de 1993, um dia após seu aniversário, ele foi encontrado em Medellín, desarmado e sem proteção.
As autoridades colombianas o abateram com mais de 20 tiros e registraram o momento em fotografias.
Curiosidades sobre Pablo Escobar
– Ele se casou e teve dois filhos, um casal. Entretanto era famoso por seus casos extraconjugais;
– Um das frases mais marcantes ditas por Escobar foi “Deus manda no céu e eu mando na Colômbia”;
– Tentando fugir da polícia, Pablo e sua família precisaram se esconder em uma região montanhosa na Colômbia. Para se aquecer, o traficante queimou o equivalente a 2 milhões de dólares em dinheiro vivo;
– A aclamada revista Forbes colocou o narcotraficante na sétima posição da lista de homens mais ricos do planeta, com suas riquezas avaliadas em 25 bilhões de dólares, em estimativa.
Pablo Escobar na série Narcos
Wagner Moura interpreta o traficante na série que já tem duas temporadas lançadas pela Netflix. Apesar de não ser a temática principal da série, Pablo Escobar é parte central da trama até a segunda temporada do seriado, que foi lançada na última sexta-feira (02.08).
LEIA TAMBÉM
- Veja o trailer da 2ª temporada de Narcos e novidades da Netflix em setembro
- Teste: qual personagem do Wagner Moura você seria?
- Entenda a relação entre o narcotráfico e o futebol colombiano!