Provavelmente você já ouviu falar que alguém tem “memória de elefante” porque nunca se esquece das coisas. No entanto, a melhor expressão seria “memória de golfinho”! Isso porque, mesmo depois de 20 anos de separação, os golfinhos conseguem se lembrar dos assobios de seus antigos companheiros. Foi o que mostrou uma pesquisa dos Estados Unidos divulgada na publicação científica Proceedings of the Royal Society B – Biological Sciences.
Os cientistas usaram as informações sobre os relacionamentos entre 56 golfinhos em cativeiro que tiveram de ser separados em seis zoológicos e aquários com o objetivo de facilitar o acasalamento. Os pesquisadores tocaram para os animais gravações de áudio utilizando alto-falantes subaquáticos, com os assobios (sons que são muito particulares) dos companheiros que conviveram com eles no passado e mediram suas reações.
Quando as gravações eram familiares, os golfinhos se aproximavam das caixas de som por longos períodos de tempo e, quando não havia familiaridade com a gravação, ignoravam o alto-falante. Para checar que a reação dos golfinhos era mesmo devido ao reconhecimento do assobio, os cientistas tocaram sons de animais da mesma espécie, idade e sexo que os golfinhos familiares.
LEIA TAMBÉM
- 7 perfis de animais fofos para seguir no Instagram!
- Mundo animal: como funciona o “bote” de uma cobra?
- Nojeiras do mundo animal: por quê o gambá fede?
Texto: Redação / Edição: Érika Alfaro