Massa recheada com criatividade!
Nathalia Crocetti, 28, e Gisele Felisberto da Silva, 38, uniram a paixão e o interesse por Gastronomia com a vontade de ter um negócio próprio, e resolveram apostar na produção de tortinhas doces e salgadas. Assim surgiu a Dona Tortinha, que atua na região de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Gisele Felisberto da Silva e Nathalia Crocetti, proprietárias da Dona Tortinha FOTO: Reprodução | Facebook
No início, as delícias eram feitas nos fundos da casa da avó de Nathalia, onde ficaram por cerca de um ano. Nathalia, que é formada em Administração, uniu-se com a sócia, Gisele, formada em Direito. As duas resolveram colocar as mãos na massa, literalmente! “Como eu já tinha uma ideia de administração, pois é minha área de formação, resolvemos dar continuidade ao projeto”, comenta a empresária.
Nathalia conta que, durante o primeiro ano de empresa, a maioria das vendas eram feitas através da internet: “foi um ano só fazendo vendas no Facebook, e revendendo para alguns comerciantes que já tinham o seu negócio montado”. Isso porque, apesar da produção ser na casa da avó, elas não dispunham de um espaço físico para a venda das tortinhas.
Toda a verba inicial do projeto – cerca de 4 mil reais – foi destinada à compra de equipamentos e ingredientes: “ao começar a produzir, como trabalhávamos nos fundos da casa da minha avó, não precisávamos arcar com aluguel e, tampouco, estrutura de loja”. De certa forma, a estratégia de poupar no início acabou ajudando para que o dinheiro da venda das tortinhas rendesse mais.

Torta de Abacaxi com Coco e Cheesecake de Mirtilo FOTO: Reprodução | Instagram
Hoje em dia, a Dona Tortinha conta com mais de 15 sabores de tortinhas salgadas e mais de 10 sabores doces. “Os mais vendidos são os clássicos frango com requeijão e o banoffe (confira a receita abaixo!)”, aponta a empresária. Segundo Nathalia, amor e dedicação são dois ingredientes que não podem faltar em nenhuma receita!
Os primeiros clientes, é claro, foram familiares e amigos. Para Nathalia, contar com esse tipo de ajuda é indispensável para quem está em busca de seus sonhos. Porém, as duas empresárias paranaenses precisavam fazer a Dona Tortinha ficar mais conhecida e, assim, conseguir novos clientes. Foi aí que a ideia de criar uma página no Facebook surgiu.
Facebook ajudou a alavancar as vendas
Muitos pequenos empresários buscam formas inovadoras para divulgar e vender seus produtos. Sem dúvidas, as redes sociais são um exemplo fácil e barato – não grátis! – de conseguir mais visibilidade e se destacar entre os concorrentes.
Nathalia e Gisele sabiam disso e, para aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro da Dona Tortinha, as empresárias resolveram pedir ajuda e se empenharam na criação da fanpage oficial da marca. Atualmente, a página conta com mais de 1.500 curtidas. Um bom número para um negócio local!

FOTO: Reprodução | Facebook Dona Tortinha Gourmet
“Como não tínhamos loja física e precisávamos vender nossos produtos, a ideia mais prática e barata foi criar uma página. Meu primo me deu as dicas, e então, começamos a vender as tortinhas através do Facebook. Usamos a rede social como uma ótima ferramenta de marketing para nossa loja”, conta Nathalia.
A empresária afirma que, durante o primeiro ano do negócio, o uso da rede social foi indispensável para conseguirem lucrar: “tanto para pedidos, quanto propagandas. Assim, tínhamos o rendimento para continuar a produzir, pois não tínhamos um capital de giro, logo, tudo o que entrava era pra investir na produção das tortinhas”.
É possível criar uma página no Facebook gratuitamente, mas se você quer crescer e impactar novos usuários – e potenciais clientes – é necessário desembolsar uma graninha: os valores para impulsionar um post, por exemplo, começam em R$ 5,00!

Torta Napolitana e Tortas de Frango FOTO: Reprodução | Instagram
Dicas importantes para se destacar
Para quem está começando o seu próprio negócio, Nathalia Crocetti tem algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de se destacar nas redes sociais!
- “Você tem que acreditar no seu produto. Não desistir. Interferências sempre acontecem mas, com persistência, é possível seguir em frente”.
- “A fanpage é a forma mais fácil e barata de divulgar seus produtos, mesmo se tiver uma loja física. Tente colocá-la em sua estratégia digital”.
- “Uma boa dica é postar fotos e conteúdos todos os dias, para que as pessoas não esqueçam do seu negócio!”
- “É importante ficar de olho no que a concorrência está fazendo: seja o produto, a fanpage, o atendimento… Não dá para ficar para trás!”
Anote a receita da torta Banoffe: uma das queridinhas dos clientes da Dona Tortinha!

FOTO: Reprodução | Instagram
Ingredientes
- 1 pacote de biscoito maisena (200g)
- 100g de manteiga
- 6 bananas cortadas em rodelas
- 300g de doce de leite cremoso
- 300g de creme de leite fresco
- ½ xícara (chá) de açúcar
- Canela em pó a gosto
Modo de Preparo
Bata no processador o biscoito e a manteiga, e forre o fundo de uma fôrma de aro removível de 24cm de diâmetro de maneira uniforme. Leve ao forno médio, preaquecido, por 5 minutos. Retire e deixe esfriar. Coloque o doce de leite sob a base de bolacha, em seguida as rodelas de banana. Bata o creme de leite fresco com açúcar no ponto de chantilly e espalhe sobre a banana da maneira como preferir. Salpique canela em pó a gosto. Leve ao refrigerador por 2 horas e venda!
LEIA TAMBÉM
- Tortas para vender: conheça diferentes formas de lucrar
- Tortas perfeitas: saiba como deixá-las ainda mais saborosas!
- Tortas: especialista dá dicas de como fazer e vender
Contato
A Dona Tortinha fica na Rua Marechal floriano Peixoto, 1167, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Facebook: donatortinhagourmet | Instagram: donatortinha | WhatsApp: (16) 9823-0613