A vinheta de Carnaval 2017 da Rede Globo foi lançada ontem (08.01), durante o Fantástico. A surpresa agradou: nenhuma nudez, como de costume nos anos anteriores. Além disso, outras comemorações da festa em diferentes culturas do país foram valorizadas. Assista e veja a repercussão, a seguir!
A Globeleza
Desde a década de 1990, a personagem Globeleza virou ícone do Carnaval exibido pela Rede Globo. Durante 13 anos, a passista Valéria Valenssa ocupou o cargo, sendo substituída por outras quatro mulheres em anos seguintes: Giane Carvalho (2005), Aline Prado (2006 a 2013), Nayara Justino (2014) e Erika Moura (2015 em diante).
A marca registrada era a pintura corporal, que evidenciava o corpo feminino. Justamente por essa mudança na vinheta de 2017, em que a Globeleza aparece vestida, o trabalho final tem sido tão elogiado pelos telespectadores.
No vídeo abaixo, postado no canal oficial da emissora no YouTube, Erika Moura e outros integrantes da equipe responsável contam como foi o processo de criação da vinheta.
Na tela da tevê, no meio desse povo…
A música, certamente, você já conhece. Neste ano, as diversas culturas de comemoração ao Carnaval que rolam por todo o país foram valorizadas. Além do samba do Rio de Janeiro/São Paulo, o frevo, o axé e o maracatu aparecem. Assista a vinheta na íntegra!
Os comentários positivos
Na fanpage da Rede Globo, o público reagiu positivamente à mudança do estilo da vinheta:
- Rodrigo Braga Daumas: o diretor mostrou que uma chamada não precisa exibir o corpo feminino seminu, mesmo que seja algo artístico, para chamar a atenção. A mais bela vinheta de todos os tempos, com as diferentes representações do Carnaval brasileiro. Parabéns!
- Daniele Brandini: sensacional! Mostrando a beleza e diversidade do carnaval brasileiro e até que enfim sem a exploração do corpo feminino! Bravo!
- Danielle Tomé: finalmente uma vinheta à altura com todas as culturas carnavalescas! Nunca é tarde para acertar e valorizar o que realmente precisa, parabéns pelo excelente trabalho ficou perfeito!
As últimas 5 vinhetas de Carnaval da Rede Globo
1) 2016, Erika Moura conquistou a simpatia do público, mas o corpo exposto sofreu duras críticas, especialmente dos internautas
2) 2015, a estreia da Globeleza atual
3) 2014, com Nayara Justino que foi Globeleza apenas nesse ano
4) 2013, o último ano da Globeleza Aline Prado
5) 2012, seguindo o modelo dos anos anteriores, sem grandes inovações
LEIA TAMBÉM
- Carnaval: qual a sua personalidade no feriado? Faça o teste!
- Marchinhas de Carnaval que não podem faltar na sua festa
- Saiba quem são as Rainhas de Bateria do Carnaval 2017 no Rio
Design: Isadora de Andrade/Colaboradora