No mundo dos esportes, não é raro encontrar atletas que se sentem desconfortáveis em se assumir, por causa do enorme preconceito que existe nesses espaços.
Com a chegada das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, no entanto, diversos esportistas de todo o mundo assumiram sua sexualidade num ato de coragem e, principalmente, para mostrar que toda a forma de amor vale a pena e que estereótipos e preconceitos precisam ser quebrados. Além disso, eles desejam inspirar cada vez mais pessoas para que se sintam confortáveis em se assumir.
Conheça 19 atletas gays, lésbicas e bissexuais que estarão competindo no Brasil nas Olimpíadas. Vamos torcer?
1. Ian Matos (Brasil) – Saltos ornamentais
O saltador paraense Ian Matos, de 27 anos, não teve problemas em falar sobre a sua sexualidade em uma entrevista para o jornal O Dia. Ele já foi 3 vezes campeão brasileiro e revelou ao programa Globo Esporte o que o motivou a revelar sua homossexualidade: “[Fiz isso] para mostrar que você pode ser gay e ser feliz, que isso não te torna melhor nem pior do que ninguém, só diferente da maioria. (…) Nos casos de suicídio entre jovens e adolescentes, a maioria era homossexual que passava por problemas de aceitação, rejeição, ou algo ligado a religião. Então esse movimento de sair do armário é muito importante para mostrar que ser gay não é a pior coisa do mundo“. Inspirador!
2. Larissa França (Brasil) – Vôlei de praia
Nascida no Espírito Santo, Larissa já foi sete vezes campeã no Circuito Mundial, duas vezes nos Jogos Pan-Americanos e uma vez no Campeonato Mundial. Casada com a também jogadora de vôlei Liliane Maestrini desde 2013, as duas realizaram o sonho de serem mães.
3. Mayssa Pessoa (Brasil) – Handebol
Nascida em João Pessoa, Mayssa é goleira de handebol em um time romeno, em que já conquistou o campeonato mundial. Aos 31 anos, também foi campeã no Pan-Americano de Handebol e nos Jogos Pan-Americanos em 2013 e 2015 pelo Brasil. Ela revelou que é bissexual para a revista Têtu. Segundo Mayssa, “[o esporte] é muito preconceituoso. Entre os homens, principalmente, muitos têm medo. Mas eu consegui tudo na minha vida e sigo conseguindo, e isso não influenciou. Sou bissexual? Sou. Tenho de aceitar isso, e todas as pessoas me respeitam”.
4. Tom Daley (Reino Unido) – Saltos ornamentais
Tom conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, e também o coração de uma porção de fãs. Em 2013, ele fez um vídeo revelando que era gay e que estava namorando o roteirista Dustin Lance Black. Hoje, os dois estão noivos!
5. Nicola Adams (Reino Unido) – Boxe
Há cinco anos entre as melhores boxeadoras do mundo, Nicola Adams veio a público em 2012 revelando sua bissexualidade, e se tornando a primeira atleta bi a conquistar uma medalha de ouro, durante os Jogos Olímpicos de Londres. Para o site Gay Star News, ela revelou: “Sempre fui uma pessoa aberta, e cheguei à conclusão de que poderia ajudar a outras pessoas se eu falasse sobre tudo. O tempo todo durante os Jogos Olímpicos eu não fui nada além de mim mesma. É ser quem eu sou que inspira as pessoas, então vou continuar sendo assim.”
6. Edward Gal (Holanda) – Hipismo
Edward Gal é casado com outro atleta do Hipismo, o alemão Hans Peter Minderhoud. Ele já conquistou as medalhas de ouro no Mundial de Hipismo de 2010 e uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.
7. Victor Gutiérrez (Espanha) – Pólo aquático
Victor Gutiérrez esperou a proximidade das Olimpíadas do Rio para revelar sua homossexualidade. O atleta de 25 anos acredita que todos os LGBTs têm a obrigação de viver sua sexualidade abertamente, e para ele, “sair do armário” ajuda nesse sentido. “Tudo seria muito mais fácil se figuras famosas do esporte dessem esse passo… pois seriam capazes de influenciar a opinião de milhões de pessoas, e realizar mudanças muito mais rapidamente“, contou para a revista espanhola Shangay.
8. Maartje Paumen (Holanda) – Hóquei
Aos 30 anos, a atleta já ganhou o ouro olímpico em 2008 e 2012, e atua na seleção holandesa junto com sua namorada, Carlien Dirkse van den Heuvel, e mais duas atletas lésbicas.
9. Seimone Augustus (Estados Unidos) – Basquete
Seimone Augustus é uma das jogadoras com maior currículo da competição. Foi 1º lugar no campeonato mundial de basquete de 2014 e em duas Olimpíadas. Uma das estrelas da WNBA, a liga de basquetebol norte-americana feminina, ela é casada com LaTaya Varner.
10. Tom Bosworth (Reino Unido) – Marcha atlética
Campeão britânico de marcha atlética, Tom, de 26 anos, decidiu revelar que é gay para acabar com rumores sobre sua sexualidade, com as Olimpíadas do Rio chegando. “Quando competia localmente, anos atrás, outros atletas me chamavam de ‘bicha’ ou ‘viado’,” revelou ele para a BBC. Atualmente ele conta com apoio do time.
11. Megan Rapinoe (Estados Unidos) – Futebol
Dona de uma medalha de ouro, Megan Rapinoe é uma das poucas jogadoras de futebol que pode se gabar de já ter feito um gol olímpico (quando o gol é feito batendo a partir do escanteio, em curva). Para a revista Out, ela revelou que é lésbica. “Só não contei antes porque ninguém nunca perguntou diretamente“, revelou.
12. Robbie Manson (Nova Zelândia) – Remo
Competidor de remo desde os 19 anos, Robbie revelou que durante muito tempo internalizou os diversos preconceitos referentes à homossexualidade. “Eu menosprezava outras pessoas que eram gays. Eu sabia que também era, e me odiava por causa disso”, contou para a revista Outsports. Ele se assumiu para família e equipe na véspera dos Jogos Olímpicos de Londres. “Para minha surpresa, ninguém viu problema. Eu não recebi nenhuma reação negativa, e a maioria das pessoas fez questão de deixar claro que me apoiava… E eu que pensava que não seria capaz de remar mais se alguém descobrisse”, afirmou.
13. Hedvig Lindahl (Suécia) – Futebol
Goleira da seleção sueca, Lindahl já recebeu o prêmio de melhor goleira do país 5 vezes. Em 2011, ela se casou com sua esposa, Sabine, e juntas as duas têm um filho.
14. Lisa Dahlkvist (Suécia) – Futebol
Centro-avante da Seleção Sueca, Lisa revelou que é lésbica em 2008, para uma revista do país. “Nada mais natural que eu estar junto da mulher que amo. Para mim é mais uma questão da pessoa, eu não me apaixono por um sexo“, revelou ela. Lisa é casada com Camilla, e juntas elas têm uma filha!
15. Caster Semenya (África do Sul) – Atletismo
A corredora sul-africana já enfrentou uma polêmica por causa de um problema hormonal, quando teve que provar para a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) que seu sexo biológico era feminino. A corredora voltou a competir em 2012, e em 2015, casou-se com Violet Raseboya.
16. Angel McCoughtry (Estados Unidos) – Basquete
Jogadora de um time de basquete da Turquia e vencedora de um ouro pelos EUA, a americana Angel McCoughtry revelou que é lésbica através das redes sociais. No Instagram, ela contou que o relacionamento com sua noiva, Brande Elise, vinha sendo alvo de muitos preconceitos pela família e amigos. “Perdemos amigos, e familiares estão chateados – dizem que eu estou desgraçando minha religião! Só sei é que o amor é um sentimento incrível“, afirmou ela.
17. Ari-Pekka Liukkonen (Finlândia) – Natação
Durante os Jogos Olímpicos de Inverno que aconteceram na Rússia, o nadador decidiu revelar que é gay, para criticar as “propagandas gays” que a Rússia estaria proibindo, já que eles têm duras leis contra a homossexualidade. “Eu sempre tinha que prestar atenção no que eu podia dizer e no que tinha que deixar de falar. Eu quero enfatizar que isso não muda a pessoa que eu sou de nenhuma maneira“, revelou o atleta para o canal YLE.
18. Helen Richardson-Walsh e Kate Richardson-Walsh (Reino Unido) – Hóquei
As duas atletas fazem parte da seleção britânica de hóquei, e como se não bastasse a parceria dentro de campo, as duas também são casadas. Kate revelou que, em casa, as duas não falam sobre o esporte. “Nós somos um casal, nos amamos, e calha de jogarmos no mesmo time. Somos muito profissionais. Quando estamos no hóquei, somos Kate e Helen, jogadoras e colegas de equipe. Longe do hóquei somos Kate e Helen, o casal“, contou para a BBC.
19. Alexandra Lacrabère (França) – Handbol
Vice-campeã mundial de Handbol, a atleta francesa decidiu revelar sua homossexualidade para a revista HandAction, de uma forma bem despretensiosa. Quando perguntada o que ela gostava de fazer nas horas vagas, a francesa de 24 anos revelou: “Eu amo pintar, ir ao shopping e principalmente passar um tempo com a minha namorada“.
Fotos: Divulgação
- No dia do orgulho LGBT, confira personalidades que apoiam a causa
- 9 casais LGBT que mostram que toda forma de amor vale a pena
- Comerciais estrangeiros para Olimpíadas causam polêmica no Brasil