Você tem dúvidas em como combinar as cores na decoração? O arquiteto Jairo de Sender, do quadro Dando um Retoque, do programa Mais Você (Rede Globo) esclarece as questões mais recorrentes sobre o assunto! Confira!
Cores na decoração: teto
O teto deve ser pintado em cores mais escuras ou mais claras que as paredes?
Isso depende do seu objetivo. Tetos claros dão mais leveza e fazem com que o ambiente pareça um pouco mais alto do que é. Já um teto mais escuro deixa o espaço “mais baixo” e, consequentemente, dá uma sensação de maior profundidade ao ambiente.
Cores na decoração: mistura de cores fortes
Eu tenho um sofá com detalhes em vermelho. Posso usar outras cores fortes no mesmo ambiente, como amarelo ou verde?
Não existe pode ou não pode em decoração. O que conta é a sua intuição e o seu bem-estar. Então, se você gosta dessas cores juntas, por que não usá-las? Tente colocá- las em objetos sobre outros móveis, como um aparador ou uma mesa lateral.
As cores dos pufes e da mesa de centro devem combinar com as de outros objetos da sala?
Não há um padrão a ser seguido, mas gosto muito do equilíbrio entre os módulos citados. Por isso, fique à vontade para combiná-los pelas cores ou de outra maneira que desejar.
Cores na decoração da cozinha
Existem cores ou materiais mais adequados para decorar cozinhas?
As cores devem ser escolhidas com base no gosto do morador. Já os materiais devem ser práticos e funcionais para não mancharem com a gordura excessiva. Gosto bastante de fórmicas e cerâmicas grandes, pois me passam esta sensação de limpeza.
LEIA TAMBÉM
- Papel de parede oferece inúmeras opções de efeitos
- Banheiro pequeno, arrumado e barato
- Casa em alto astral: 13 dicas místicas de decoração