Pérgola ou pergolado é uma estrutura geralmente feita de vigas de madeira e ideal para a decoração de áreas externas, como jardins e varandas. Entre as vantagens desse item está a possibilidade de aproveitar tudo que o ar livre pode oferecer, mesmo que o sol esteja forte ou que a chuva não dê trégua.

Foto: Nenad Radovanovic
Só vantagens
Nessa varanda de 28m², a arquiteta Flávia Sá instalou um pergolado de 11m² para deixar o local descontraído e aconchegante. Utilizando o recurso, foi possível ampliar a área interna do imóvel, que é reduzida, além de permitir que os moradores e seus convidados tenham um espaço coberto para utilizar nos churrascos em dias de sol forte. As plantas utilizadas requerem poucos cuidados e resistem bem ao vento e ao sol.
Relaxe!

Foto: Nenad Radovanovic
Com o objetivo de criar um ambiente confortável para descanso, leitura e reuniões de amigos, as arquitetas da EFTM Arquitetura Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki optaram por decorar esse espaço com madeira, vidro e muita vegetação. O pergolado acompanha a porta que já existia e é uma ótima opção para trazer a área externa para dentro da casa, por ser um local iluminado que não necessita de luz artificial durante o dia.
Para todas as horas
A iluminação foi pensada tanto para o dia, motivo pelo qual foi utilizado o vidro transparente, quanto para a noite. Fitas de LED foram embutidas e pontos de luz foram instalados nas pérgolas. “A intenção foi deixar mais discreto, por isso nenhuma luminária ou pendente foram utilizados”, contam as arquitetas.
Pergolado sempre novo
O pergolado exige alguns cuidados de conservação. A madeira precisa ser tratada inicialmente com protetor solar e contra água, ou pelo menos pintada e envernizada. O ideal é que, duas vezes ao ano, um profissional seja procurado para fazer a manutenção do material. Já o vidro deve ser lavado com frequência, e o excesso de água acumulada retirado sempre que possível.
Jeito de casa

Foto: Henrique Queiroga
Os proprietários desse imóvel adoram reunir família e amigos. Por isso, a arquiteta da DAD Arquitetura e Design Marina Dubal priorizou a integração dos espaços, ampliando a área social do apartamento. O pergolado foi utilizado porque aproveita melhor a iluminação natural e, mesmo sendo colocado em um apartamento, ajuda a criar uma sensação estética de se estar em uma casa
Muito charme

Foto: Divulgação
Quem não adoraria ter um cantinho como esse para descanso ou um bate papo no jardim? As arquitetas Anelise Alves Monteiro e Thatiane J. Adolpho projetaram o pergolado para uma família que sentia necessidade de um recanto à beira da piscina para relaxar à sombra de forma aconchegante e charmosa. E, utilizando cores quentes e que dão um clima praiano, o objetivo foi cumprido!
Texto: Laís Rodrigues | Consultoria: Anelise Alves Monteiro, arquiteta; Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, arquitetas da EFTM Arquitetura, www.eftmarquitetura.com; Flavia Sá, arquiteta, www.flaviasa.com; Marina Dubal, arquiteta da DAD Arquitetura e Design, www.dad.arq.br e Thatiane J. Adolpho, arquiteta
LEIA TAMBÉM
- 5 ambientes planejados e charmosos
- Pode vir quente: 8 dicas para você decorar e refrescar sua casa no verão!
- Confira 5 tendências de decoração para 2017