Fenômeno dos anos 80 e 90, Caverna do Dragão possui interpretações que nem mesmo o Mestre dos Magos seria capaz de esclarecer. A jornada de Hank, Eric, Presto, Diana, Sheila e Bobby durou três temporadas, totalizando 27 episódios. E, uma questão ficou no ar: por que as crianças nunca conseguiram sair do reino?
Simples: de acordo com uma das teorias, a montanha-russa Dungeons & Dragons (exibida apenas na abertura do desenho), que os levou até o local medieval mágico, na verdade, quebrou e provocou um acidente. Todos eles teriam morrido e estariam no purgatório, o que explica as adversidades e o fato do desenho nunca ter tido um desfecho.
O último episódio
É fato que nunca existiu um final para Caverna do Dragão, mas isso rolou mais pelo cancelamento. Havia um roteiro, embora não tenha sido produzido. O último episódio é cheio de aventuras: o Vingador desafia as crianças a encontrarem uma chave que os levaria de volta para casa. Esse “não-final” rolou justamente para deixar no ar a possibilidade do reinício da jornada em uma nova temporada.
A revelação final
Depois de várias aventuras, eles usam a chave para abrir uma câmara, e dela saem luzes que atingem o vilão e revelam: ele é o filho do Mestre dos Magos! E o fim é daqueles que daria raiva em muita gente, pois o desenho terminaria em aberto, com as crianças diante de um portal decidindo se voltam ou não.
Ah, e se você quiser ver a história em papel, o brasileiro Reinaldo Rocha produziu uma HQ ilustrando todo o roteiro do final nunca exibido na tevê.
SAIBA MAIS
Personagens de desenhos que geraram polêmica
5 desenhos animados nada infantis
Bob Esponja: O melhor funcionário do mundo!
Texto: Victor Santos Edição: Érika Alfaro