Comportamento

Tem baixa motivação durante o dia? Descubra uma solução simples

A baixa motivação costuma ter a ver com níveis reduzidos de serotonina; descubra como regular isso com dicas simples

Descubra como melhorar a baixa motivação pela manhã - Shutterstock

Acordar já com desânimo é uma sensação péssima, não é mesmo? Afinal, nada pior do que, logo no começo do dia, perceber que não está com vontade de fazer as tarefas diárias e que não vai conseguir ser produtiva. Porém, pode ficar mais tranquilo – segundo o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, há uma explicação para isso e é possível resolver esse problema.

De acordo com o especialista, na maioria das vezes a baixa motivação pela manhã tem a ver com níveis reduzidos de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor e o bem-estar. “A baixa serotonina está diretamente ligada a uma sensação de ansiedade e à busca por algo que nos recompense”, diz ele, que é pós-PhD em Neurociências e licenciado em Biologia.

Ele explica que é nesse momento que nosso sistema de recompensa, governado pela dopamina, entra em ação. Mas, quando ambos os níveis estão baixos, surge a falta de motivação e o sentimento de vazio.

Então, como melhorar essa situação?

Planejamento e metas podem ajudar

Dr. Fabiano acredita que a chave para romper esse ciclo está em uma estratégia simples: criar metas e planejar recompensas. “Estabelecer metas, mesmo que pequenas, é uma forma eficaz de regular os neurotransmissores e reverter a baixa motivação. Ao criar expectativas saudáveis e organizar as pendências, conseguimos ativar o sistema dopaminérgico e restaurar o equilíbrio emocional”, diz o especialista.

Ou seja, as pequenas metas são importantes para que você consiga perceber suas vitórias e avanços e, com isso, se animar mais. Então, mesmo que tenha metas maiores para o futuro, como uma viagem, por exemplo, é preciso também ter algumas menores que você consiga usar para vencer a baixa motivação no dia a dia.

“Quanto mais organizados e focados em pequenos objetivos estamos, mais nossa química cerebral responde de forma positiva. Ao definir metas claras e recompensas, transformamos um ciclo de estagnação em um ciclo de conquistas, elevando nosso bem-estar emocional e psicológico “, reforça o profissional.

Mais notícias como essa

Saúde

Veja como melhorar seus hábitos, fortalecer sua saúde e ter mais qualidade de vida

Casa & Decor

Veja como se livrar deste problema com produtos que você tem em sua casa

Estilo de Vida

Se você está no modo cansada de buscar um amor, onde há ansiedade com as mesmas atitudes: você pode estar com dating burnout

Entretenimento

Filme dirigido por Marco Dutra reúne nomes como Danilo Grangheia e Betty Faria no elenco e chega aos cinemas dia 30 de outubro

Sair da versão mobile