Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba o motivo por trás do medo em torno da sexta-feira 13
Saiba o motivo por trás do medo em torno da sexta-feira 13 - Foto: Shutterstock

Comportamento

Sexta-feira 13: entenda por que a data gera tanto medo nas pessoas

Descubra a história por trás do medo das pessoas pela data mais sinistra do calendário, a sexta-feira 13!

Hoje é sexta-feira 13, data conhecida por muitos como um dia de medo e azar. Para alguns, é um bom momento para fazer uma maratona de filmes de terror. Mas tem também aquelas pessoas mais supersticiosas que preferem mudar suas rotinas para evitar o mau agouro — cerca de 60 milhões no mundo, de acordo com algumas pesquisas.

Se você se enquadra no segundo grupo, saiba que há um termo que define o medo da sexta-feira 13, viu? Chama-se parascavedecatriafóbico. Esse “palavrão” vem da união das palavras gregas “paraskevi” (sexta-feira), “dekastreis” (treze) e “phobia” (medo). A palavra é considerada uma variação do termo “triscadecafobia”, ou “fobia do número 13”. 

A origem deste temor pela data não é clara, mas sabemos que o responsável por popularizar essa ideia foi o empresário e financista americano Thomas W. Lawson. Ele é autor do romance “Friday, The Thirteenth” (Sexta-feira, 13, em inglês), que conta a terrível história de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para deixar seus inimigos na miséria.

Mas, como Lawson se conecta com o medo das pessoas pela data? Em 13 de dezembro de 1907, uma sexta-feira, o enorme barco que o empresário mandou construir — e que levava seu nome — afundou. Era o maior veleiro já construído sem motor de propulsão e transportava 60 mil barris de óleo.

O naufrágio aconteceu nas primeiras horas do sábado, dia 14. Porém, onde Lawson vivia, em Boston, nos Estados Unidos, ainda era sexta-feira 13. Isso ajudou a disseminar o medo entre as pessoas. 

Por que sexta-feira 13?

O mito de que a data é um “dia de azar” surgiu há muitos anos e possui várias versões. Uma delas está relacionada ao cristianismo. Segundo os cristãos, a associação negativa do dia da semana com o número surgiu porque um dia antes da crucificação, Jesus realizou um banquete com os 12 apóstolos, totalizando 13 pessoas presentes, e foi crucificado na sexta-feira.

O dia de azar pelo mundo

Além do Brasil, outros países têm uma data no calendário temida pelas pessoas. Na Grécia e nos países de língua espanhola, por exemplo, a terça-feira 13 é considerada um dia de má sorte. Por outro lado, na Itália, o dia de azar cai nas sextas-feiras 17, número associado à morte. Mas e você, tem medo da sexta-feira 13?

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos