Cada pessoa tem uma maneira diferente de lidar com as emoções. E isso pode causar uma série de problemas, principalmente quando existe a dificuldade de lidar com elas. Para aquelas pessoas que acham complicado controlar e/ou expressar o que sente, a psicóloga Alana Anijar, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, trouxe cinco dicas que podem ajudar a entender os limites de uma experiência saudável com os sentimentos. Confira:
Dicas para entender o limite das suas emoções
1. Reconhecimento e aceitação
Emoções, sejam elas positivas ou negativas, são uma parte natural da experiência humana. De acordo com a psicóloga, um nível emocional saudável começa com o reconhecimento e a aceitação dos próprios sentimentos quando eles surgem. Isso significa se permitir senti-los e validá-los, em vez de reprimi-los ou negá-los.
2. Variação emocional
A experiência emocional saudável envolve uma ampla variedade de sensações, desde alegria e contentamento até tristeza, raiva e medo. “Ter a capacidade de vivenciar várias emoções é uma parte importante da experiência humana e não deve ser visto como algo negativo”, explica Alana.
3. Equilíbrio e autonomia
Emoções saudáveis envolvem equilíbrio e autonomia emocional. Isso significa ser capaz de gerenciar suas emoções sem ser excessivamente influenciado por elas, ou seja, sem permitir que elas controlem suas ações de maneira prejudicial. Essa seria uma intensidade emocional indesejada.
4. Comunicação e expressão
Uma parte fundamental do processamento emocional é a comunicação e a expressão saudável de sentimentos. “Isso envolve a capacidade de expressar suas emoções de maneira apropriada, seja por meio da comunicação verbal ou de outras formas criativas”, comenta a especialista.
5. Resiliência
Ter emoções saudáveis não significa nunca enfrentar desafios emocionais. É importante ser resiliente e capaz de lidar com o estresse e situações emocionalmente desafiadoras de maneira eficaz. Segundo a psicóloga, a resiliência envolve a capacidade de se recuperar de experiências difíceis.