A arquiteta Estela Pinheiro conta que há várias vantagens em reaproveitar garrafas PET: além da reciclagem de material, existe o baixo custo, sem contar o efeito plástico e estético que remete a um lustre de cristal. Foi por isso que ela utilizou o material para compor uma luminária linda para esta sala integrada.
SAIBA MAIS
5 dicas para ter uma lavanderia sustentável
Decoração sustentável: pallets e rodas de bicicleta na parede da sala!
Decore o escritório com pallets!
Integrado
Para unir os ambientes, Estela utilizou um aparador atrás do sofá que tem também função de estante. O uso de sofá com encosto não muito alto, tampo de bancada em vidro e cores neutras dos móveis planejados e das paredes foram truques que deram sensação de amplitude.
Como fazer?
Para a luminária que é a sensação do loft, Estela utilizou cinco tamanhos de garrafas de refrigerante: “Foram usadas garrafas de 300ml, 600ml, 1 litro, 1,5 litros e 2 litros, unindo-as com argolas de bijuteria, formando um cordão que vai do fundo da maior garrafa até o da menor em sequência de tamanho. Fizemos vários cordões que estão presos a uma base circular de alumínio. Ela tem no centro um bocal para lâmpada do pendente que fica pendurado por um fio branco e uma canopla para fixação”.
Mais sustentabilidade
O quadro do coreógrafo Carlinhos de Jesus, pendurado na sala, foi todo feito com sucata de computador.