Organizar um quarto criativo para o filho ou filha ajuda a dar privacidade e divertimento a eles, além de contribuir na organização dos espaços, pois é nesse ambiente que eles dormem, brincam, estudam, reúnem os amigos para jogar videogame. É preciso criatividade para desenvolver uma decoração que atenda o lazer, a bagunça e o descanso dos pequenos. É possível conciliar tudo isso em um quarto, desde que o projeto seja bem feito e invista em móveis versáteis.

Foto: J. Vilhora/Divulgação
Quarto criativo para organizar brinquedos
Este quarto foi feito especialmente para um garoto de cinco anos. A intenção das arquitetas Cinthia Garcia e Andréia Karalkovas, que o projetaram, era que o ambiente tivesse um ar alegre, infantil e organizado. Para conseguir isso, criaram “colmeias” na cabeceira da cama, recurso que separa os brinquedos do garoto por tipos (quebra-cabeças, carrinhos, bonecos, entre outros). O pequeno ocupante do quarto pode se divertir à vontade, sem que isso tire o bom humor dos pais: três baús com frente de acrílico estão lá para acomodar os brinquedos maiores e mais utilizados pela criança. Quando o quarto precisa ser arrumado rapidamente, fica fácil guardar tudo e liberar espaço.

Foto: André Godoy/Divulgação
Quarto criativo para adolescentes
Quando foram contratadas para executarem o projeto de decoração deste quarto, as arquitetas Éllen Cavalcante e Paula Ferraz tiveram de atender o seguinte pedido: que o ambiente tivesse muitos armários. “Fizemos então um armário em “L”, ocupando duas paredes. Na outra, resolvemos trabalhar a cabeceira da cama com palha de seda em duas cores”, conta Paula. Banquetas foram usadas como mesas de cabeceira. O tema e o charme do quarto ficam por conta das letras “All we need is…”, fixadas sobre a cama e a palha de seda. O restante da frase, “Love”, são pesos para livros que ficam na prateleira da outra parede.

Foto: Divulgação
Quarto criativo parece uma brinquedoteca
Ao projetar este espaço para crianças gêmeas, as profissionais Afrodite Sakkás Bueno e Tânia Benincasa, ambas da cidade de Salto (SP), se inspiraram na velha máxima de que “a casa da avó é um lugar onde tudo – ou quase tudo – é permitido”. Dessa forma, criaram um quarto diferente, com cara de cantinho da diversão, que remete ao refúgio que a criança encontra quando vai passar temporadas na casa dos avós. Segundo as profissionais, o quarto lembra uma brinquedoteca, na qual a criança interage com o ambiente. A decoração agrega nichos de leitura, mesas de atividades, TV e DVD. Ao tablado é também dada a função de ser um palco, no qual os gêmeos possam brincar, cantar e dançar. “As cores alegres reforçam a intenção de um quarto divertido e a mesa giratória amplia o espaço para brincadeiras”, explicam as profissionais.
LEIA TAMBÉM
- Quarto infantil pequeno e bem aproveitado
- Quarto para dividir entre irmão e irmã: saiba como decorar
- 5 dicas para pintar e renovar o quarto das crianças!